Tudo sobre reciclagem
Reciclar é o ato de reaproveitar o material de um objeto já consumido, na criação de outro, seja ele de mesma função ou não. Essa atitude está sendo cada vez mais praticada pela população e vem trazendo benefícios cada vez maiores a ela.
Um dos pontos positivos decorrentes do processo de reciclagem é a prevenção de riscos à saúde pública, uma vez que os produtos deixam de ser destinados a lixões e aterros sanitários – locais que por serem compostos por lixo, atraem animais como ratos e baratas e contaminam o solo.
Outro fator é a diminuição do uso de fontes naturais na produção de novos produtos, visto que a partir do momento que os materiais já consumidos voltam ao ciclo produtivo, não há necessidade de utilizar os recursos naturais para a produção de outro.
Também são notáveis os benefícios no âmbito social, pois o processo de reciclagem vem abrindo vagas de emprego, principalmente nas cidades, em cooperativas de catadores de papel e alumínio, por exemplo.
Já no contexto econômico, a reciclagem traz vantagens como a diminuição de gastos, visto que não será necessário, por exemplo, construir novos aterros sanitários, investir na limpeza urbana ocasionada pelo lixo deixado na rua entre outros.
Tendo conhecimento destes benefícios, a população, além de buscar hábitos cotidianos mais sustentáveis, também espera das empresas atitudes que prezem a reciclagem. Ou seja, os consumidores vêm dando preferência pelas instituições que utilizam materiais reciclados em sua produção, por exemplo, sendo que essas atitudes atuam como um incentivo para que as empresas continuem com esses princípios.
Também é comum empresas privadas fazerem parcerias com ONGs e cooperativas de reciclagem, como é o caso de algumas concessionárias que realizam parcerias com esse tipo de organização com o intuito de dar ao lixo recolhido nas rodovias fins ecologicamente corretos.
Portanto, a reciclagem é um processo mais que viável para garantir que os recursos naturais não se esgotem no futuro e que a população tenha qualidade de vida. Como vimos, muitas pessoas estão cooperando neste sentido, e você, já fez sua parte?