Problemas com Pragas?

Não corra riscos, chame a Sampex!
Ligue Agora!

Controle Integrado de Pragas

Atendimento 24 horas

Sabemos o transtorno que as pragas causam, seja ela, barata, rato, formiga, cupim, aranha ou percevejo, enfim, qualquer tipo de infestação incomoda.

E você sabe que além do desconforto do problema e da destruição que as pragas podem causar, ainda existem os riscos para a saúde humana.

Por isso, trabalhamos com a máxima eficácia nos serviços de Controle Integrado de Pragas e ter o compromisso para que a desagradável situação seja resolvida da maneira mais breve e eficiente possível.

Além de efetuar o Controle Integrado de Pragas temos sempre a preocupação em respeitar às normas e leis ambientais. Por isso todos os produtos que utilizamos é aprovado pela ANVISA.

Atendimento de Emergência?

Não se preocupe! Temos equipes de plantão 24 horas.

Controle Integrado de Pragas 

O Controle Integrado de Pragas, também conhecido como CIP, é um sistema que envolve ações preventivas e corretivas com o objetivo de impedir a proliferação de pragas e consequentemente a minimização dos problemas relacionados com elas, tais como contaminações, transmissão de doenças e até mesmo prejuízos materiais.
Controle Integrado de Pragas pode envolver métodos de controle químico ou físico bem como ações de prevenção. A Sampex Dedetizadora está capacitada e certificada pelos órgãos reguladores para implementar e desenvolver o Controle Integrado de Pragas na sua empresa, residência ou comércio. 

Conhecer o inimigo é fundamental para escolher as melhores estratégias possíveis para o controle integrado de pragas realmente eficaz. Veja abaixo algumas informações importantes sobre as principais espécies de pragas urbanas que temos no Brasil. São informações essenciais para você esclarecer todas as dúvidas sobre cada tipo de praga.

Rato  

Rato é o nome geral dos mamíferos roedores da família Muridae. É a maior família de mamíferos existente na atualidade, cerca de 650 espécies classificadas em cerca de 140 gêneros e em cinco ou seis subfamílias. Uma grande quantidade de informações sobre a anatomia, fisiologia, comportamento e doenças estão disponíveis devido à sua popularidade como animais de laboratório.

Através de migrações pelas rotas comerciais e militares, o rato se espalhou pelo mundo. Muitos tipos de rato transformaram-se em espécies invasoras e causaram estragos nos ecossistemas ocupados através da sua migração. Os ratos são conhecidos especialmente pelo risco a saúde, são portadores de variadas doenças transmissíveis ao homem, como a leptospirose e hantavírus, além de ser hospedeiro para outras.

Formiga 

Formiga é o nome comum dos representantes da superfamília Formicoidea, himenópteros de vida social altamente especializada. Originária de América Tropical (Norte da Argentina e do Brasil), a chamada formiga Argentina (Iridomyrmex humilis) é a invasora por excelência. Alimenta-se de plantas, de substâncias açucaradas que os pulgões expelem, e de substâncias doces como mel, açúcar, etc.

Outra formiga muito comum é a formiga negra, capaz de devorar uma planta inteira em poucas horas, transportando-a até o formigueiro em pequenos fragmentos. Mas não comem as folhas: elas as armazenam para que fermentem, gerando microscópicos fungos brancos que são seu alimento. Ou seja: ela cultiva a própria comida. Entre as mais temíveis está a formiga gigante australiana, que com suas mandíbulas grandes consegue produzir picadas profundas e dolorosas.

Cupim Subterrâneo

Os cupins subterrâneos são assim denominados por construírem seus ninhos no solo. De fato, estes cupins também podem construir seus ninhos em vãos estruturais, como caixões perdidos em edifícios, vãos entre lajes, paredes duplas ou qualquer outro espaço confinado que exista em uma estrutura, seja ela uma residência, indústria ou comércio. Esta é uma característica que os diferencia dos cupins de madeira seca, cujos ninhos estão confinados à madeira infestada.
Um dos sinais típicos de ataque de cupins subterrâneos são os caminhos que eles fazem sobre superfícies de alvenaria ou outro material. Feitos de terra, fezes e saliva, estes cupins constroem verdadeiros túneis que os protegem de predadores, perda de água e outros problemas.
Estes cupins são tão vorazes que chegam a fazer 30 a 50 metros de galerias à procura de alimento. Também apresenta um comportamento ávido por espaços vazios, o que facilita a infestação de grandes construções ou instalações como caixas de luz, onde as madeiras que suporta as chaves elétricas ou relógios de medição ficam protegidas do ambiente externo pelo vidro colocado nas caixas. O preenchimento dos espaços vazios é rápido e mesmo que não haja frestas, se o reboque se apresentar fresco ou estiver fraco, os cupins podem remover os mesmos da parede e construir a colônia.

Cupim de Madeira Seca

O Cryptotermes brevis, chamado popularmente de cupim de madeira seca, é um cupim que se encontra normalmente restrito à peça atacada. Ele não tem capacidade de passar de uma madeira infestada para outra a não ser que efetivamente exista um ponto de contato entre ambas as madeiras. Eles não necessitam ter contato com o solo ou com outra fonte de umidade. Uma colônia de C. brevis cresce lentamente. Para se ter uma idéia, um ninho formado por um casal de cupins, apresenta um ano após o acasalamento, cerca de 3 a 4 ninfas, 1 a 2 ovos e nenhum soldado. O Cupim de Madeira Seca revela sua ação destruidora pela deposição, periódica, de grãos de tamanhos e cores regulares. São suas fezes. As colônias do Cupim de Madeira Seca se instalam no interior de madeiras, após as revoadas dos machos e fêmeas que acontecem entre os meses de dez/ mar de cada ano. A espécie é Cryptotermes brevis. Após perderem as asas os casais são formados e buscam nos móveis, portas, cadeiras, mesas, pequenas frestas ou buracos onde se alojam e desenvolvem uma nova colônia. Assim, num mesmo móvel ou peça de madeira poderá ter uma ou mais colônias de Cupim de Madeira Seca. Eles vivem dentro de madeira e, exceto durante períodos quando há enxame ou quando trabalho de reparação está sendo feito e infestando casas através das revoadas que ocorrem no outono e verão, eles raramente são vistos. 

Principais Danos

Estimativas feitas com o Coptotermes havilandi, nos Estados Unidos, indicam que uma colônia de cupim suterrâneo, contendo cerca de 3 milhões de indivíduos, pode consumir madeira a uma taxa de 360 gramas por dia. Uma colônia madura de cupins subterrâneos desta espécie pode causar severos danos a uma estrutura em madeira com três meses.
Desta maneira é imprescindível que seja identificado o quanto antes uma infestação por cupim subterrâneo. O montante dos danos pode ser grande não apenas pelo tamanho da colônia que está atacando uma estrutura, mas também porque nada impede que duas ou mais colônias estejam infestando a mesma estrutura.

Principais Danos

Os ataques podem comprometer a estrutura do local infestado. Por consumirem madeira e não sairem do local enquanto não acabar com ele, a destruição do ambiente vem em pouco tempo. Como principais danos, podemos citar não somente residências, mas como também o ataque ao Museu. Quanto a infestação encontrada no Museu Luiz de Queiroz, os danos foram muito grandes na vitrina de exposição, e em algumas peças se observava a presença dos cupins de madeira seca através das perfurações circulares características. Assim como destroem peças raras em museus, destroem instrume tos musicais, empresas e galpões. Os principais danos, é destruir o ambiente em que eles estão, destruindo-o totalmente.

Barata Australiana

Apesar de seu nome, a barata australiana tem sua origem na Ásia e é bem comum no sul dos Estados Unidos e em regiões de clima tropical, podendo ser encontrada nos mais diversos lugares do mundo, sobretudo devido as suas viagens por meio do comércio de alimentos. A barata australiana é freqüentemente encontrada entre cachos de banana importados, estufas e outras fontes de calor (artificial ou não).
A barata australiana, até pelo fato de ser um invertebrado de hábitos noturnos, prefere climas mais quentes e não é tolerante ao frio, a menos que esteja vivendo em lugares fechados. Geralmente não encontra problemas para se adaptar a condições úmidas e consegue tolerar condições secas até que sua água acabe.

Barata Americana

A barata americana (Periplaneta americana) é uma espécie de barata grande, dotada de asas e geralmente tendo o tamanho entre 2,5 cm a 4 cm, é bem comum no Brasil. As Baratas Americanas tem a capacidade das células se renovarem. A regeneração tecidual depende do tipo de célula afetada pela injúria. Depende da capacidade de multiplicação da célula, considerando-se seus tipos celulares (lábeis, estáveis ou perenes).

Os machos com asas maiores que o abdome e fêmeas do tamanho do abdome, com contorno amarelado. Chegam a resistir de 2 a 3 meses sem alimento e 1 mês sem água e podem ficar também sem a cabeça por um longo tempo. Só morrem pela falta de alimentação e sem a cabeça é impossível alimentar-se.

Mosquito (Aedes Aegypti)

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegyptie Aëdes albopictus), que picam durante o dia, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente o Aëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).
O Mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

Transmissão

A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento. O mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela.

Ciclo de Vida

O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.

Sampex Dedetizadora 

O Controle de Pragas é de total importância para prevenirmos problemas que as pragas urbanas podem causar, pois além de causarem maléficos a saúde, podem causar grandes prejuizos, pois são capazes de destruir fios, cabos, paredes e o que estiver pela frente.

Oferecemos serviços preventivos e corretivos em caso de infestações de pragas específica. A Sampex Dedetização está devidamente registrada nos órgãos competentes com certificações dos serviços prestados. Atuamos com todos os tipos de pragas: insetos rasteiros, roedores, pombos, cupins e etc.

O Controle de Pragas consiste na análise dos riscos de infestação de cada local e no estudo do comportamento das pragas, assim podem ser aplicadas medidas preventivas para evitar a infestação, como também medidas corretivas caso a infestação já tenha se instalado.
O Controle de Pragas tem como objetivo utilizar menos pesticidas, minimizando consideravelmente os riscos causados por elas.

Regulamento e Normas

Anotação de Responsabilidade Técnica

CRQ IV-9591/2017

CEVS | VIGILÂNCIA SANITÁRIA NACIONAL

355030890-812-000194-1-0

LICENÇA DE FUNCIONAMENTO

PMSP 2015/15160-00

LICENÇA DE OPERAÇÃO

CETESB 33006134

LICENÇA DE INSTALAÇÃO

CETESB 33000788

Certificado de registro

IBAMA 6351441

ÚLTIMAS DO BLOG

Fique por dentro!

Ralo de Quintal

O que causa entupimento no quintal? Entupimento no quintal... Fizemos uma lista do que pode lhe causar um entupimento indesejado e inesperado. Causas: Folhas secas trazidas pelo vento ou até mesmo das árvores dos vizinhos ou a de sua calçada....

ler mais

Caixa de Gordura

Desentupimento de Caixa de Gordura Limpeza de caixa de gordura... A caixa de gordura armazena a gordura doméstica e impede que ela vá para rede de esgoto. E é comum esquecermo-nos da caixa de gordura. Só lembramo-nos dela quando entope e...

ler mais

Desentupidora na Freguesia do Ó

Sobre o bairro Freguesia do Ó A Freguesia do Ó é um bairro da cidade de São Paulo, de classe média e média-alta, pertencente ao distrito da Freguesia do Ó. Segundo, a história do bairro e do distrito de mesmo nome confundem-se. Entre os bairros...

ler mais

Guia de Desentupimento

Guia De Desentupimento Pode não ser agradável, mas qualquer entupimento tem remédio, quer seja com máquinas especializadas ou métodos caseiros, alguns mais caros que outros. Soluções caseiras são possíveis SIM e custa bem baratinho, para pequenos...

ler mais
  • Dedetização
  • Controle de Pragas
  • Dedetização de Pulgas
  • Dedetização de Ratos
  • Dedetização de Formigas
  • Dedetização de Baratas
  • Dedetização de Cupins
  • Descupinização 
  • Desratização 
  • Dedetizadora 24h
  • Dedetizadora Zona Sul
  • Dedetizadora Zona Norte
  • Dedetizadora Zona Leste
  • Dedetizadora Zona Oeste
  • Dedetização em Residências 
  • Dedetização em Empresas 
  • Dedetização em Indústrias 
  • Dedetização em Comércio
  • Controle de Pombos
  • Sanitização
  • Dedetizadora em SP
Link para entrar em contato