Tecnologia e Sustentabilidade nas empresasQuando se pensa em tecnologia, imagina-se grandes cidades, carros modernos, máquinas, computadores de última geração e todo tipo de equipamento eletrônico. Porém, todos esses equipamentos, para serem produzidos, requerem enorme gasto de energia, liberação de gases e poluentes, além de grande produção de lixo.

Então, como combinar tecnologia com sustentabilidade? Tecnologia sustentável é um conceito possível? Felizmente, sim! Atualmente, as empresas vêm repensando em todos os seus processos produtivos, a fim de adotar medidas que não causem tanto impacto ambiental.

Isso porque a sustentabilidade passou a ser uma preocupação no mundo inteiro. Hoje já é preciso protocolos que visam à preservação ambiental e alterações no modo de produção. Todos já perceberam que produzir de forma indiscriminada prejudica as vendas, além de acabar com o meio ambiente e com a imagem da empresa perante o consumidor.

Tecnologias limpas

SustentabilidadeAs empresas já vêm trabalhando com as tecnologias limpas, que emitem menos poluentes no ar; as chaminés das fábricas já possuem um filtro de poluição, para que não sejam lançados na atmosfera produtos tóxicos; a água não é mais despejada diretamente nos rios, passam por um processo de tratamento de esgoto; boa parte do lixo está sendo separado e destinado à postos de reciclagem… Enfim, a estimativa é que, em alguns anos, boa parte das empresas respeitem o conceito de sustentabilidade, se continuarem recebendo apoio e preferência por parte dos consumidores.

É preciso que as empresas tenham interesse em adquirir novas tecnologias, que agridam menos o meio ambiente, desde a extração dos recursos naturais, até a sua distribuição. Para tanto, o consumidor tem um papel muito importante, em fiscalizar e cobrar das empresas investimentos em sustentabilidade, além, é claro, de optar, na hora da compra, por produtos que venham de empresas que pensem no meio ambiente.

Link para entrar em contato