Você se preocupa em comprar produtos cujos fabricantes ajudam a preservar o meio ambiente? Empresas “verdes” saem na frente em seu conceito?
Para muita gente, a resposta dessas perguntas é positiva! Por causa disso, empresas que respeitam o conceito de sustentabilidade e preservação do meio ambiente registraram um aumento nas suas vendas, se comparadas às empresas que não se preocupam com isso.
A lógica é simples: as empresas precisam atender às necessidades de seus consumidores. Hoje, consumidores se preocupam mais com o meio ambiente do que há 10 anos.
Ao adotarem políticas de sustentabilidade, porém, as empresas precisam repensar nas suas formas de produção e até mesmo em seus produtos. Muitos componentes acabam sendo substituídos por outros, menos poluentes, que causam menos impacto ambiental na sua extração. Para isso, alguns fornecedores precisam ser revistos, porque nem todos atendem a essas expectativas.
Sustentabilidade traz benefícios financeiros para empresas
Em relação à saúde financeira das empresas, a sustentabilidade também traz benefícios. Primeiro, porque há um aumento nas vendas, pois ganha-se a parcela da população que se preocupa com o meio ambiente.
Outro fator que contribuiu para melhora da saúde financeira da empresa é o conceito de redução de desperdício e aproveitamento máximo de materiais.
Esse é um assunto tão importante que a BOVESPA criou um índice para medir o grau de sustentabilidade, chamado de Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). As empresas que possuem políticas bem definidas a respeito do assunto possuem melhor colocação no índice, o que faz com que os investidores tenham maior interesse nela.
A grande vantagem de se praticar a sustentabilidade, porém, não esta relacionada às empresas e nem aos consumidores, mas ao meio ambiente, que está sendo preservado.