Superpoderes? Conheça as formigas voadoras
As formigas voadoras ou formigas aladas são machos, e a sua função é exclusivamente a reprodução. Logo após o ato sexual elas acabam morrendo.
Além das formigas masculinas, somente as rainhas jovens possuem asas. Todavia as asas da rainha também servem apenas para o ato reprodutivo, visto que elas se livram das asas posteriormente.
A utilidade das asas dessas formigas está em propiciar o acasalamento, visto que, apenas em um dia favorável, com pouco vento e sem chuva, dezenas de formigas aladas masculinas decolam à procura da rainha, para acasalarem-se com ela.
Durante esse processo, a rainha acaba acasalando com diversos machos e usa sua espermateca para estocar todo o sêmen recebido deles. Por meio do acasalamento, a rainha consegue uma quantidade sêmen suficiente e necessário para sua vida inteira.
O acasalamento pode se dar entre a rainha e diversos machos de outras colônias, porém, sempre da mesma espécie. Logo após o acasalamento os machos morrem.
Durante o ato de acasalamento, a rainha é fecundada pelos machos. Logo em seguida, a rainha pode voar por uma grande distância até que encontre um local adequado para iniciar uma nova colônia.
Após encontrar o lugar adequado, a rainha corta suas próprias asas e então começa a escavar o lugar em que será desenvolvido o novo formigueiro.
Tanto as formigas aladas masculinas, quanto as rainhas só são desenvolvidas em sociedades de formigas já bem estabelecidas e estruturadas.
Esse fato curioso é, na verdade, um grande trunfo das formigas na perpetuação de sua espécie, uma vez que o desenvolvimento desses novos membros propiciará a criação de uma nova colônia em algum lugar distante do original.