Por que a picada de pernilongo coça?
Com a chegada do verão, chegam também os pernilongos em casa. E é só começar a escurecer, que eles aparecem. Suas picadas incham, coçam e seus zumbidos incomodam o sono de quem quer dormir.
Se você se reconheceu nessa situação, inseticidas e uso de repelente são as melhores formas de se prevenir do aparecimento desses insetos. Agora, se a picada já aconteceu, resta passar pomada antialérgica e esperar a coceira passar.
Mas por que a picada do pernilongo coça?
O pernilongo fêmea pica pois precisa do sangue para se alimentar e conseguir se reproduzir. Porém, junto com a saliva dele, há diversas substâncias anestésicas e anticoagulantes, que entram em contato com nossa corrente sanguínea.
Assim que isso acontece, nosso corpo, automaticamente, começa a reagir, ativando o sistema imunológico, a fim de combater esses corpos estranhos. Daí a coceira!
Por que não sentimos a picada?
Não sentimos a picada justamente por causa das substâncias anestésicas injetadas pela fêmea. Graças a isso, ela consegue sugar o sangue, sem que consigamos perceber.
Como aliviar a coceira?
Se você é alérgico, pode pedir para seu médico alguns medicamentos que cessem a coceira. Caso contrário, não há muito o que fazer, o jeito é esperar a coceira passar. Lembre-se: quanto mais você friccionar a área, maior será a coceira.
Há ainda quem goste de passar um algodão embebido com álcool, para anestesiar o local e acabar com a coceira.
De todas as formas, melhor mesmo é prevenir a picada, usando repelente após o banho e mantendo a casa dedetizada sempre que possível.