Os benefícios da teia de aranha para o ser humano
Muitas pessoas têm aversão à insetos e à alguns tipos de animais, como cobras, morcegos, baratas e aranhas, por exemplo, mas o que poucos sabem é que alguns deles podem ser muito importantes para o ser humano. Cientistas do Instituto de Física de Rennes, na França, descobriram que a seda produzida pelos aracnídeos pode ser utilizada no lugar da fibra ótica na fabricação de chips, além de ajudar na realização de exames médicos.
Segundo os pesquisadores, a seda da teia da aranha é mais forte que o aço, mais fina que fios de cabelo, mais resistentes que o kevlar – material utilizado na confecção de produtos à prova de bala –, além de ser biodegradável e uma boa condutora de luz.
Observando todas estas qualidades, os cientistas decidiram testar o material no lugar de fibras óticas (feitas com fibra de vidro) para interligar um circuito eletrônico, e o resultado foi satisfatório, pois a luz foi transportada de um ponto à outro, porém algumas informações se perderam no caminho, o que os cientistas afirmam poder melhorar no futuro.
Benefícios para a medicina
Os médicos também poderão empregar este material na realização de exames internos no paciente, a seda da teia de aranha seria utilizada para iluminar lugares do corpo humano, muitas vezes inacessíveis, ajudando a diagnosticar doenças. Além disso, como este material é biodegradável, se o paciente precisar ficar com um chip dentro do seu corpo por algum tempo, não será preciso fazer uma nova cirurgia para retirá-lo já que a seda será absorvida pelo organismo sem nenhum problema ou efeitos colaterais.