Usinas de CompostagemCompostagem é a técnica que transforma o lixo orgânico em adubo. É possível ser caseira, feita em pequenas caixas de madeira ou plástico, gerando adubo para pequenas hortas, plantações e jardins, ou ter proporções maiores, como é o caso das chamadas usinas de compostagem já existentes no Brasil.

Problemas das usinas de compostagem

Existem pouco mais de 80 usinas de compostagem no Brasil, porém, muitas já estão desativadas por problemas políticos, como a falta de investimentos.

Ainda por esse motivo, as usinas são sujas, não oferecem infraestrutura adequada para seus trabalhadores e não são usadas com o objetivo de fabricar adubo e, sim, para acabar com o lixo doméstico. Dessa maneira, não visam lucro, dificultando sua implantação e seu crescimento no país.

Vantagens da compostagem

O produto da compostagem é um fertilizante natural, sem odor, bastante eficaz. A vantagem é que, por ser natural, ele não prejudica as plantas como os produtos químicos.

Compostagem

O que pode ir na compostagem?

Cascas de frutas, restos de alimentos vegetais, como folhas de legumes e verduras, pó de café usado, palha e folhas secas.

O que não pode ir na compostagem?

Jamais coloque restos de carne, frango ou peixe, sujeira de animais domésticos e gordura, pois isso deixará sua compostagem com odor forte e poderá até atrair ratos e insetos.

Há também quem use a compostagem como minhocário, acrescentando algumas minhocas para arar a terra da composteira. Para isso, porém, você deverá tomar mais alguns cuidados e, se possível, antes de montar, contatar um especialista.

Link para entrar em contato