Tudo sobre as formigas cortadeiras

formigas cortadeiras

As formigas cortadeiras são insetos que vivem nas regiões subtropicais e tropicais das Américas. São as famosas saúvas!

Chamadas também de cortadeiras porque cortam as plantas verdes para levar ao formigueiro. Mas na realidade, não comem essas plantas. Elas servem apenas para alimentar a um fungo que vive dentro do formigueiro. Este fungo, sim, serve de alimento para as formigas cortadeiras.

Prejuízos das formigas cortadeiras para o meio ambiente

Embora não façam nenhum mal diretamente ao ser humano, o hábito de cortar as partes verdes das plantas pode prejudicar plantações como de laranja, cana-de-açúcar ou eucalipto. Por isso mesmo, as saúvas são consideradas grandes pragas por alguns estudiosos e agricultores, já que algumas perdas podem ser grandes e causar prejuízos enormes.

Para se ter ideia, um sauveiro adulto pode consumir até 86 árvores de eucalipto durante um ano, sendo que a cada hectare, existe uma média de 4 sauveiros. Logo, o consumo é de 4 toneladas de folhas. Entende agora como bichinhos tão pequenos causam tanto prejuízos aos agricultores?

Com isso, pessoas não informadas utilizam agentes tóxicos que podem fazer mal a formigas de outras espécies, que não representam nenhum mal à plantação. Pior: os agentes ainda prejudicam a qualidade dos alimentos.

Benefícios das formigas cortadeiras para o meio ambiente

Embora muitos achem que formigas não servem para nada e que apenas fazem mal às plantações, elas representam um bem enorme ao meio ambiente, pois ajudam na dispersão de sementes e aeração do solo, além de colaborarem com o ciclo da cadeia animal e equilíbrio do meio como um todo.

Link para entrar em contato