Proveniente da África, esta doença pode ser transmitida pelo mosquito da Dengue
A Febre Chikungunya (chicungunha) é uma doença provocada pelo vírus CHIKV orginária da África (foi isolado pela primeira vez em 1950 na Tanzânia), pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypt e Aedes albopictus, que são conhecidos aqui no Brasil por espalharem a Dengue e a Febre Amarela, respectivamente. Possui sintomas parecidos com a Dengue porém acomete prioritáriamente as articulações, causando dores, inchaços, vermelhidão e inflamações nas juntas.
Sintomas da Febre Chicungunha
- Febre
- Dor nas articulações
- Dor nas costas
- Dor de cabeça.
Podem acontecer ainda:
- Erupções cutâneas
- Fadiga
- Náuseas
- Vômitos
- Mialgias.
Tratamento da Febre Chikungunya
Ainda não há um tratamento específico disponível para a febre chikungunya, mas é muito importante a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Em caso de dor e febre pode ser administrados analgésicos e antitérmicos para alívio dos sintomas. Em algumas situações o paciente pode ser encaminhado para hidratação intra venosa ou até mesmo para unidade de terapia intensiva. Devem ser evitados medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (aspirina). Anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados por causa do risco de hemorragias.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir a febre chikungunya é evitando a proliferação dos mosquitos Aedes aegypt que além de transmitirem a Dengue, velha conhecida de nós brasileiros, também pode nos infectar com a febre chicungunha. O fundamental é evitar focos de água parada e limpa colocando areia nos pratinhos de vasos de plantas, limpando calhas, mantendo caixas dágua e cisternas bem vedadas. Outras medidas incluem manter o quintal e terrenos sempre limpos, piscinas devem estar sempre tratadas com cloro.
Se a exposição ao mosquito for inevitável procure usar repelentes, ingerir alimentos com cheiro que afastem o mosquito como alho ou suplementos a base de vitaminas do complexo B. Desta forma o corpo irá exalar um cheiro que confundirá o mosquito tornando-o menos atrativo.
Aqui você encontra mais curiosidades sobre a Dengue. Outras informações sobre a febre chikungunya clique aqui.
A Sampex Dedetizadora possui equipamento chamado popularmente de fumacê, que consiste na aplicação de inseticida em forma de gás (fumaça) para controle de mosquitos/pernilongos. Entre em contato para maiores informações (11) 5669-3000.