Espécies de morcegos mais conhecidas
Embora pareçam todos iguais, os morcegos possuem diversas espécies. Cada uma apresenta características bem diferentes. Listamos a 3 mais famosas. Conheça-as:
Morcegos das frutas
Como o nome já sugere, ele se alimenta de frutas e é a espécie que mais vemos nos centro urbanos. Com nome cientifico de Artibeus Lituratus, ele vive nos forros e telhados de casas e pode trazer diversos problemas aos moradores como fezes, cheiros desagradáveis, barulhos indesejáveis e até contaminação da água, quando ficam perto da caixa d’água.
Mesmo sendo atraídos por algum pé de frutas, que pode ser uma bananeira, amendoeira etc., esta espécie pode sentir o cheiro de frutas no interior da casa e acabar invadindo o local. O ideal, quando perceber que existem morcegos por perto, é guardar as frutas na geladeira, evitando que se sintam atraídos.
Morcegos do néctar e pólen
Presente em grande parte da Amazônia e Mata Atlântica, esta espécie de morcego vive em matas, pois se alimenta do néctar das flores e são chamados de nectarívoros ou polinívoros.
Devido a isso, eles são grandes responsáveis pelo reflorestamento da mata, pois derrubam pólen, néctar e sementes pelo local.
Morcegos hematófagos
São os famosos morcegos que se alimentam de sangue e despertam medo nas pessoas. Embora a maioria acredite que ele se alimenta de sangue humano, esta espécie de morcego alimenta-se com o sangue de cavalos e bois, em pequenas quantidades, ou seja, não chegam a matar o animal.
Embora existam muitas espécies de morcegos no Brasil (média de 1.000), apenas três são hematófagas, sendo que duas se alimentam somente de aves e uma de aves e mamíferos.
Ainda assim, alguns morcegos podem atacar seres humanos para se defenderem. Se isso acontecer, é preciso procurar um médico imediatamente, para tomar a vacina e fazer testes de raiva.