Reposição dos males ao meio ambienteVocê já ouviu falar em passivo ambiental? Trata-se de um termo utilizado nas empresas, que soma as obrigações dela com o meio ambiente, nos registros contábeis. Em outras palavras, é a verba reservada para compensar os impactos que tal empresa causa ao meio ambiente.

Por causa disso, o termo passivo ambiental acabou ganhando conotação negativa, pois implica que a empresa prejudicou – e prejudica – de alguma forma o meio ambiente. Afinal, o passivo trata de quantias para cobrir indenizações, multas ou investimentos que visam recuperar áreas naturais danificadas.

Há outra face do passivo ambiental mais positiva. Passivo ambiental também pode ser uma verba de medidas preventivas, a fim de evitar danos futuros. Nesse caso, mostra que a empresa, além de cumprir a lei ambiental, se preocupa com essas questões.

Segmentos

Planejamento do passivo ambientalOs passivos ambientais podem estar presentes em empresas de diversos segmentos diferentes, como comércio, indústria e serviços, como postos de gasolina, ferrovias etc. Quer um exemplo? Os postos de gasolina, de tempos em tempos, precisam descontaminar o solo onde estão localizados. Por isso, em seu caderno contábil, já deve constar uma verba para passivo ambiental.

Isso acontece porque, segundo a lei da Política Nacional do Meio Ambiente, quem polui é obrigado a recuperar os danos que causou ao meio ambiente ou às outras pessoas, que devem ser ressarcidas por indenização. É o caso de contaminação de rios ou lençóis freáticos, que prejudicam toda a população ribeirinha. Assim, a empresa poluidora, fica responsável por limpar a água e também indenizar as pessoas que, de alguma forma, foram prejudicadas pelo ato.

Link para entrar em contato