Entenda o novo código florestal brasileiroO Código Florestal brasileiro é bastante antigo e visa proteger as matas e fauna do país. Porém, há algum tempo se discutem algumas mudanças nele, já que hoje é considerado ultrapassado e desatualizado.

As mudanças, então, foram aprovadas no dia 25 de março no plenário, mas alguns pontos que haviam sido aprovados no Senado foram retirados.

Veja o que consta hoje no código florestal brasileiro:

  • As áreas de preservação permanente (APPs) precisam ter no mínimo 15 metros em torno dos rios com até 10 metros. Em tempo: alguns deputados votaram na retirada dessa cláusula, mas não foi possível. Agora, resta ver se será aprovado pela presidente Dilma Rousseff.
  • Esse texto ainda permite que as atividades agropecuárias que foram começadas até 22 de julho de 2008 ocupem as APPs.
  • As faixas de proteção, porém, podem diminuir, porque agora não são mais medidas conforme a cheia dos rios, lagos e nascentes e sim, a partir do leito regular.
  • O ponto, talvez, mais polêmico seja esse: as multas por infrações ambientais dadas até 22 de julho de 2008 também serão suspensas – ou seja, quem desrespeitou a lei antes dessa época não precisará mais pagar multa.

Por que é importante preservar o meio ambiente e estas áreas protegidas?

Pelo simples motivo de que, quando a gente modifica o curso natural das coisas, como o direcionamento dos rios e lagos, ou desmata, mexe também com o clima, com os animais e, por consequência, com todo um ecossistema.

Isso pode causar mais ou menos chuvas e acarretar em enchentes, secas, mortes de animais e uma grande destruição.

Além disso, é importante também economizar água e energia elétrica, evitar qualquer desperdício, pois todas as fontes são finitas e um dia podem acabar.

Evite também jogar lixo nas ruas, pois podem entupir bueiros e causar enchentes. Caso necessite, contrate uma desentupidora para limpeza de bueiros, ralos, desentupimentos e outros serviços.

Link para entrar em contato