O que é a dedetização ecológica?
Principalmente para quem mora em casas, a dedetização é um processo comum que costuma ser feito ao menos uma vez ao ano para eliminar diversos tipos de pragas e animais não desejados da residência, bem como, é claro, mantê-los afastados por um período significativo de tempo.
Dedetização ecológica
Para que o processo não contamine o meio ambiente, surgiu um sistema de dedetização ecológica, onde os óleos usados para diluir os venenos foram substituídos por água.
Ele traz a proposta de dedetizar as casas sem nenhum impacto negativo para o ecossistema ou o meio ambiente. A ideia principal é que funcione como os controles de pestes em grandes lavouras – há uma necessidade de eliminar as pragas, porém com um cuidado enorme para manter a capacidade produtiva do solo, e, naturalmente, não agredir os alimentos produzidos no mesmo ou outros tipos de animais que sejam importantes para o equilíbrio do ecossistema.
Meio ambiente protegido
As fórmulas utilizadas são distintas dos venenos de uma dedetização comum. Para isso, as pestes devem ser estudadas com mais cuidado, para que seja possível identificar o que as elimina sem nenhum tipo de agressão ambiental.
Por exemplo, algumas vezes, para eliminar as formigas, é preparada uma solução com limão. O limão funciona como uma espécie de repelente para estes animais, que ao invés de serem eliminados simplesmente se tornam repelidos e passam a procurar outro local para que sobrevivam.
Este ainda é um assunto bastante novo e com muito espaço para crescer e evoluir. Para que isso aconteça, deve ser estimulado pela população, cujo papel é cobrar as dedetizadoras para que cada vez mais implementem ações que não agridam o meio ambiente.