Como reciclar óleo de cozinha?
Por incrível que possa parecer, ainda hoje, muitas residências, assim como bares, restaurantes e hotéis, despejam normalmente o óleo de cozinha diretamente na rede de esgoto, provocando assim muitos prejuízos ao meio ambiente, pois o óleo prejudicará o solo, a água, o ar e a vida de diversos animais, inclusive a do homem.
Segundo as estatísticas, com apenas um litro de óleo de cozinha despejado no esgoto é possível que um milhão de litros de água sejam contaminados.
Quando o óleo de cozinha é despejado diretamente na rede de esgoto, ele fica retido no encanamento, causando o entupimento das tubulações e promovendo o aparecimento e a reprodução de baratas, ratos, dentre outros animais.
Caso não haja um sistema eficiente de tratamento de esgoto o óleo de cozinha acaba por se espalhar na superfície das represas e dos rios, contaminando a água e, consequentemente, colocando em risco muitas espécies residentes nesses habitats.
Além disso, no processo de decomposição do óleo de cozinha é emitido o gás metano na atmosfera. O gás metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, contribuindo para o aquecimento do planeta terra.
O despejo incorreto do óleo de cozinha também impossibilita a sua reciclagem. Atualmente muitas empresas e instituições têm desenvolvido diversas aplicabilidades para a reciclagem do óleo de cozinha, dentre elas está a produção de resina para detergente, glicerina, tintas, sabão, ração animal e, atualmente, a produção de biodiesel a partir da reciclagem desse material. Mas esta possibilidade ainda está sendo estudada para ser aplicada.
Em casa, a correta forma de proceder com o óleo de cozinha usado é separá-lo em um recipiente seguro e também reciclável (como um frasco de vidro, por exemplo) e entregá-lo em algum ponto de coleta.
Algumas entidades ou pontos de coleta que recebem esse material, como forma de estimular a população, ainda propõe acordos onde o óleo é trocado por outras mercadorias ou devidamente pago de acordo com o seu montante.
Além disso, você pode acionar serviços de recolhimento que buscam o óleo em sua casa, para isso basta procurar quais são os pontos de coleta ou serviços autorizados atuantes em sua cidade.