Como evitar baratas
Para algumas pessoas, as baratas causam verdadeiro pânico. Pudera, esses insetos com aparência suja podem transmitir doenças, estragar roupas, papeis e livros. Controlar sua população, porém, não é difícil, mas requer uma série de medidas.
Se as baratas estão aparecendo é porque sua casa ou estabelecimento comercial tem alimentos disponíveis para elas; ou água; ou abrigo. Então, elimine de vez essas três coisas. Como? Vamos às dicas:
1. O aparecimento das baratas não necessariamente indica sujeira no ambiente, mas claro, pode indicar, como resíduos de alimentos ou gordura no chão e nas paredes, lixo exposto e até ração de animais de estimação. Então, a dica é limpar a casa regularmente, guardar bem os alimentos e não deixar ração dos animais exposta.
2. Tenha sempre latas de lixo com tampa e evite ter acúmulo de madeiras, pois as baratas adoram se esconder neles e colocar ovos.
3. Mantenha o ralo da pia da cozinha e do banheiro fechado, pois as baratas costumam subir pelo cano do esgoto.
4. Limpe sempre sua dispensa, para evitar farelos ou restos de alimentos.
5. Não deixe pontos com água parada, pois as baratas também bebem água. Torneiras pingando podem ser atrativos.
6. Tampe as frestas em paredes e os vãos, pois eles são ideais para a reprodução das baratas. Nas portas, instale uma borrachinha, que impede que elas entrem.
Você ainda pode aplicar inseticidas!
Se ainda assim, as baratas continuam aparecendo em sua casa, indústria, restaurante ou estabelecimento comercial, você precisará fazer aplicação de inseticidas. Em casa, os principais locais são: cozinha, incluindo dentro de armários, dentro do fogão, motor da geladeira, banheiro e armários dos quartos.
Nos escritórios ou estabelecimento comercial, vale fazer em todos os ambientes, incluindo armários e gavetas, onde muitos papeis ficarão guardados.
Nos restaurantes e depósitos (de indústrias, por exemplo), é importante aplicar também nas fendas e nas paredes, em caixas onde há garrafas guardadas e onde os alimentos são estocados.