Como descartar óleo de cozinha?
O óleo de cozinha, após seu uso, como em processos de fritura, ainda pode ser utilizado para o preparo de algumas outras receitas. Todavia, em algum momento ele precisa ser descartado.
Muitas pessoas, ainda nos dias de hoje, despejam normalmente o óleo de cozinha direto na pia. Essa atitude totalmente inconsequente é prejudicial ao meio ambiente, pois apenas um litro de óleo de cozinha já é suficiente para poluir em torno de 25 mil litros de água.
O óleo de cozinha, quando despejado diretamente na pia, atrapalha o funcionamento das estações de tratamento de água, entope canos, rompe redes de coleta e, de uma forma geral, encarece todo o processo de tratamento das cidades.
O óleo ainda tem a capacidade negativa de impermeabilizar os solos, contaminar o lençol freático, dificultar que a água das chuvas escoe naturalmente e, quando em decomposição, emiti na atmosfera uma enorme quantidade de gases tóxicos, como, por exemplo, o gás metano.
Além disso, quando chega aos rios e oceanos, o óleo cria uma espessa barreira na água, impedindo a entrada de luz solar e, consequentemente, bloqueando a oxigenação da água.
Hoje em dia, no que se refere à reciclagem, muitas instituições ambientais e empresas privadas têm desenvolvido aplicabilidades diversas para o óleo de cozinha. Produção de resina para detergente, ração animal, glicerina, tintas, sabão e, atualmente, até a produção de biodiesel está sendo estudada a partir da reciclagem do óleo.
Portanto, a forma correta de descartar seu óleo de cozinha usado é separá-lo em um recipiente seguro (como um frasco de vidro) e entregá-lo em algum ponto específico de coleta desse material.
Desentupidora Sampex: Fone (11) 5669-3000.