Chuvas e enchentes no Brasil aumentam casos de Dengue
A Dengue é uma doença transmitida pela fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que se não for tratada, pode levar à morte da pessoa contaminada em alguns dias.
As enchentes e a Dengue
O entupimento de bueiros agrava o problema da Dengue nas cidades, pois com ele, surgem as enchentes e mesmo após a água baixar, alguns pontos permanecem com água parada, se tornando um foco em potencial para a reprodução do mosquito.
Por isso, no verão, com o aumento da chuva e das enchentes, aumenta também o número de casos de Dengue nas grandes cidades devido ao maior acúmulo de água parada, local onde o mosquito deposita seus ovos.
Além disso, as enchentes podem ainda transmitir leptospirose, doença causada pela urina dos ratos que vivem no esgoto.
Sintomas da Dengue
A doença começa a se manifestar alguns dias após a picada do mosquito, com sintomas similares aos da gripe, como febre, dor de cabeça, mal-estar, dor no corpo e algumas manchas avermelhadas na pele. Em alguns casos, dores na nuca e nos olhos também podem ocorrer.
Como se prevenir?
Além de usar repelente é imprescindível não deixar pontos com água parada, manter pneus cobertos, garrafas viradas para baixo, preencher vasos de plantas com areia e trocar a água das vasilhas de cachorros todos os dias, se possível, também lavá-las a cada dois dias. Dessa maneira, dificultamos a reprodução do mosquito da Dengue e acabamos com a doença.
Todo mundo tem o direito e o dever de fiscalizar e denunciar para as autoridades competentes caso suspeite de focos de reprodução do mosquito da dengue na vizinhança onde mora ou trabalha. Faça sua parte!