A importância do desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável são práticas ecológicas aplicadas pela população em seu cotidiano que visam integrar a economia, sociedade e meio ambiente, de forma a atender as necessidades atuais do homem sem prejudicar as gerações futuras.
A reciclagem, por exemplo, é uma prática que compõe o desenvolvimento sustentável. Seu processo de reutilização de materiais garante benefícios tanto ao meio ambiente, pois promove uma diminuição relevante dos recursos naturais, quanto à sociedade que será favorecida em vários aspectos, inclusive no âmbito econômico.
Também beneficiaremos o meio ambiente através de dois outros importantes procedimentos sustentáveis relacionados à energia. O primeiro é a preferência por energias renováveis às não renováveis, pois essas são inesgotáveis. O seguinte é o uso de energia limpa, aquelas que não liberam resíduos os gases poluentes durante seu processo.
Outra substituição que também é muito eficiente, e que está começando a ser implantada no Brasil com mais força, é a preferência pelo uso, em supermercados, de sacolas de pano ou de outro material que não seja descartável.
Além das redes de supermercados, várias indústrias também estão fazendo sua parte através da aplicação de soluções verdes para suas atividades. Economizar papel na hora de impressão ou promover o manejo sustentável nos artigos produzidos são apenas algumas das atividades realizadas pelas corporações.
Além dessas práticas já citadas, muitas outras estão sendo implementadas ou planejadas para que tenhamos um desenvolvimento ecológico. A Rio + 20, por exemplo, compõe este cenário, pois é uma Conferência das Nações Unidas que formula planos e alternativas sustentáveis.
Portanto, todas essas atividades que englobam o desenvolvimento sustentável fazem dele um projeto de extrema importância, pelo fato de apresentar à população a garantia de um futuro promissor.