Para ser reciclado, o lixo urbano precisa antes ser separado e limpo. O ato de separá-lo, conforme o material que é feito, recebe o nome de coleta seletiva.
A coleta e a limpeza do material evita que o lixo reciclável seja contaminado pelo lixo orgânico e impossibilite sua reciclagem. Isso ajuda a diminuir custos da reciclagem e facilita o trabalho dos catadores e dos técnicos de reciclagem, que trabalham nas cooperativas.
A reciclagem é extremamente importante para as sociedades atuais. Isso porque ela gera empregos e renda para diversos trabalhadores, além de diminuir a quantidade de lixo nos aterros sanitários. Dessa forma, a emissão de gases tóxicos e a possível contaminação do solo e dos lençóis freáticos também são reduzidas.
Vale lembrar também que a reciclagem evita que novos recursos sejam tirados da natureza, pois o item reciclado vira novamente matéria-prima.
Nem todo lixo, porém, pode ser reciclado. Entenda:
Lixo orgânico: a maioria do lixo orgânico não pode ser reciclada. A parte possível de ser reciclada através da compostagem é: restos de frutas, cascas, vegetais e pó de café. Carne e alimentos industrializados, assim como fezes de animais de estimação não podem fazer parte do processo de compostagem.
Plásticos, vidros, papel, papelão e metal, como latas de alumínio, podem ser reciclados, se estiverem limpos e secos, para evitar a contaminação. Para a lavagem desses materiais, utiliza também água reciclada da máquina de lavar roupas, por exemplo.
Vale lembrar que as fitas colantes e papeis metalizados, como embalagens de salgadinhos, ainda não podem ser reciclados e devem ser descartados juntamente com o lixo orgânico não reciclável.