Calendário de demoliçãoAs propostas sustentáveis para projetos arquitetônicos é algo cada vez mais presente e necessário. Se você é do tipo de pessoa que gosta de reinventar a decoração da sua casa sem colocar a mão no bolso, uma das dicas está no descarte das reformas e construções. Isso mesmo, transformar materiais de demolição – que antes iam para o lixo – em peças criativas é possível.

Reutilizar é uma ótima saída para reviver as boas memórias de um local e ainda diminuir a quantidade de resíduos jogados nos aterros sanitários diariamente. A transformação desses materiais em decoração resulta em peças com um tom rústico, ar marcante e, o melhor, agradável ao meio ambiente.

Ficou com vontade de repaginar a sua casa? Então aproveite as dicas que separamos para você se inspirar.

Portas retrô

Sem precisar de pinturas, nem restaurações, as portas antigas dão um ar rústico a quartos e salas. Esse material é versátil e para se inspirar a lista de possibilidades vai de painéis a “coffee tables” vintage.

Portas

Janelas artísticas

Para reutilizar esse material, separe a moldura das janelas e use a criatividade para transformá-la em espelhos e painéis coloridos para o quarto das crianças.

Janela

Exponha azulejos

A dica para os azulejos que ficam sem uso e pegando poeira em casa é transformá-los em quadros para a cozinha ou banheiro. Você pode usá-los inteiros ou quebrados, aproveitar as estampas artesanais próprias ou pintar uma personalizada.

Azulejos

Tijolos criativos

Outro material que costuma sobrar nas reformas são os blocos de cimento e os tijolos. Se você está com a criatividade super ativa, aproveite para transformar esses materiais em casas para passarinhos ou peças de decoração com um ar rústico e acolhedor.

Tijolos

Onde e como encontrar?

Para comprar materiais de demolição em estado original ou restaurados, existem lojas especializadas e antiquários com preciosas coleções que podem ser aproveitadas. Os ferros-velhos também escondem relíquias, assim como bazares e até as caçambas de entulhos nas ruas.

No momento da compra peça informações sobre a origem e a qualidade do resíduo e se uma peça especial estiver com um preço muito baixo, talvez seja o caso de mudar a escolha. Outra dica importante é garimpar essas relíquias com um profissional especializado, como um engenheiro, arquiteto ou restaurador.

Link para entrar em contato