Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente e a vida no planeta, os grandes vazamentos de petróleo certamente merecem um lugar de destaque. Geralmente, viram manchetes de meses nos grandes jornais e sites do mundo todo.
Esses derramamentos geralmente ocorrem no mar, afetado toda a vida existente nesse ecossistema. O risco de morte dos seres que ali habitam é enorme, além dos desequilíbrios biológicos que causa, interferindo em toda a cadeia da vida. Em alguns casos, espécies de peixes e outros animais, além de plantas marinhas que estão em risco de extinção acabam por desaparecer completamente.
O óleo pode ainda atingir os dutos de uma cidade portuária, causando seu entupimento.
Dependendo do lugar onde um acidente desses ocorre, suas consequências podem ser ainda maiores. Imagine que um grande vazamento atinge uma região famosa por sua atividade pesqueira. Isso vai impedir os pescadores de exercerem sua atividade. Em alguns casos, o tempo necessário para a recuperação do meio ambiente pode ser tão grande que nenhum de nós estará vivo quando isso acontecer. Já pensou nisso?
Limpeza dos vazamentos
O processo de limpeza de um local atingido pelo vazamento do óleo de um navio petroleiro precisa ser rápido:
- Para diminuir o impacto do acidente, as equipes de limpeza cercam a mancha de óleo para evitar que o vazamento se espalhe. Depois, iniciando a recuperação da área.
- No final, o óleo recolhido é separado da água ou da areia;
- Aí, ele é processado e pode até ser usado de novo.
Mesmo que cercada de cuidados, a exploração de petróleo é considerada uma atividade de alto risco ambiental. Os acidentes ainda são constantes, e litros e mais litros de petróleo são derramados no mar, afetando imensas áreas do litoral.