Tipos e raças de pombos
Os famosos pombos são considerados, na maioria das vezes, como aves indesejadas e temidas pela população. Sua fama negativa é decorrente de serem consideradas pragas urbanas por transmitirem doenças.
Porém, é importante que se diga que os pombos que realmente podem causar problemas de saúde à população são os pombos urbanos, aqueles que se alimentam ou vivem em meio ao lixo, logo, é justamente a vivência neste ambiente que faz com que eles contraiam e transmitam doenças.
Já os pombos domésticos ou os selvagens que vivem na natureza, não possuem este tipo de problema e, portanto, a convivência com eles não implica na aquisição de doenças.
Essas aves ainda podem ser especificadas como silvestres – aves brasileiras, exóticas – raças que a princípio não eram encontradas no Brasil, mas que com o passar do tempo se adaptaram com o nosso clima ou ainda ornamentais – raças que possuem características especiais e exclusivas e que por isso chamam atenção do público e são apreciadas pelos criadores.
De modo geral, existem mais de 350 raças de pombos. Elas se diferem em vários aspectos como cor, forma, tamanho do corpo e do bico e comportamento, além de suas classificações. Confira agora algumas raças:
Romanos
Esta é a raça mais conhecida, comum e populosa do mundo porque pode ser vista facilmente, principalmente nos centros urbanos. Eles possuem várias cores no corpo, mas o cinza esverdeado é o mais comum.
Belga
Os pombos Belgas, mais conhecidos como pombos correios, são bastante famosos porque é comum vê-los em desenhos animados, filmes infantis ou ainda no famoso truque de mágica do pombo, que normalmente utiliza os de cor branca. Os pombos dessa espécie são encorpados e por isso conseguem percorrer grandes distâncias.
Capuchine
Os pombos Capuchine são considerados ornamentais. Eles são chamados popularmente de pombo peruca pelo fato de suas penas, localizadas ao redor do pescoço, formarem uma espécie de cachecol. Eles podem ser brancos, pretos ou marrons.
Lahore
Essa é uma raça doméstica e também ornamental. Eles são dóceis, possuem o peito branco e penas brancas compridas que cobrem as patas.
Frillback
Essa raça possui características encantadoras e inéditas, por isso é considerada uma espécie ornamental. Suas penas são encaracoladas graças a uma mutação genética e podem ter uma plumagem colorida ou de cor única.