Soluções eficazes para realizar o controle de roedores
Além de nos transmitirem doenças, os ratos destroem o ambiente em que vivem, pois roem tudo: telas, paredes, ferros, fios, tijolos, plantações… Por causa disso, são chamados de pragas urbanas.
Seu controle, se não for feito adequadamente, pode levar muito tempo e ser bem difícil. Por isso, além da desratização, feita por uma empresa especializada, é preciso que se tomem medidas preventivas. Conheça-as e mantenha esses roedores bem longe de sua casa:
- Vede ralos e vãos da porta. Os ralos podem ser cobertos ou envoltos em sacolas plásticas, impedindo a passagem dos roedores. Embaixo das portas, você pode colocar borrachinhas.
- Mantenha os alimentos tampados, dentro de potes e, se possível, dentro da geladeira. Deixar alimentos no forno pode atrair os ratos, que sentem o cheiro e entram por baixo do fogão.
- Não deixe lixo com restos de alimentos ou fezes de animais dentro de casa. Leve-os para uma lixeira e mantenha-a tampada.
- Retire a ração dos animais de estimação à noite ou coloque-a em um pote tampado. Lembre-se: o rato aparece atraído pelo cheiro da comida. Se não houver cheiro ou comida disponível, ele ficará bem longe de sua residência.
- Limpe bem as paredes, para que não fiquem engorduradas, pois isso também pode atrair os roedores.
- Mostre que a casa possui predadores dos ratos, ainda que não seja verdade. Como? Espalhando areia sanitária de gato pela casa, ainda que limpa.
- Se desconfiar que eles estejam em seu telhado, coloque ratoeiras ou iscas autocolantes.
- Radares que emitem um som perceptível apenas ao ouvido dos ratos também são boa alternativa para afastá-los.
- Não use chumbinho, sua venda é proibida e, se ingerido por acidente, pode matar crianças e animais de estimação.
Caso as dicas acima não funcionem é a hora de chamar a Sampex para fazer a desratização do seu imóvel, com toda segurança e garantia de assistência técnica.