Sabia que existem outros tipos de energia, menos poluentes e que causam menor impacto para as pessoas e para o meio ambiente ao serem produzidas, do que a gerada pelas usinas hidroelétricas?
A energia eólica é uma delas, pois para produzir energia elétrica exige apenas a força do vento para movimentar as pás de captação. A energia magnética, bem menos conhecida, também surge como uma alternativa de produção de energia limpa. Saiba mais como funciona e como ela é utilizada:
Como funciona?
Para entender sobre a energia magnética, é preciso compreender o funcionamento do magnetismo dos imãs. Eles possuem dois polos, o norte e o sul. O primeiro cria um campo magnético invisível, que vai em direção do segundo, em um ciclo contínuo, onde os polos diferentes se atraiam e os iguais se repelem. Dessa forma, se tentarmos aproximar dois polos iguais, eles se movimentarão para lados opostos.
A energia magnética irá utilizar esse princípio, com os polos se repelindo, dessa forma gerando energia. Funciona da seguinte maneira: existe um motor redondo, com imãs dos dois lados, tanto com os polos positivos, quanto negativos, eles que fazem o motor produzir energia limpa (não poluente). Infelizmente, este tipo de energia é pouco explorado e tem pouco investimento.
Como a energia magnética é utilizada?
Este tipo de energia é utilizada apenas em alguns lugares do mundo, como em alguns trens, onde são instalados imãs neles e nos trilhos, gerando uma corrente magnética, fazendo com que o trem se movimente a uma velocidade de até 300 quilômetros por hora.
A montadora Volkswagen também usou esta tecnologia na produção de um carro protótipo, alimentado por energia magnética, que não utiliza álcool nem gasolina. O modelo ainda é um estudo e não está sendo comercializado. É um sonho distante, mas que pode se tornar realidade se for apoiado e divulgado.