As enchentes são um problema muito frequente em todo o Brasil. Todos os anos, milhares de cidades sofrem com as inundações urbanas, causadas quase que exclusivamente pelo entupimento de bueiros. Com a grande quantidade de lixo jogado nas ruas e em aterros sanitários, os bueiros, que tem como função escoar as águas pluviais para os esgotos, não conseguem dar conta da obstrução que esse lixo provoca, fazendo com que aconteçam as enchentes.
Essa água que não conseguiu escoar fica acumulada na superfície junto com o lixo que entupiu os bueiros e a sujeira que sobe do esgoto. Não é preciso nem dizer o quanto isso traz riscos a nossa saúde.
Os principais riscos são provenientes da água, devido aos componentes infecciosos que elas apresentam. Quando em contato com o homem, essa água pode provocar hepatites, salmoneloses, febre tifóide, diarréia a até mesmo a temida leptospirose. Essa última doença é causada pela urina de rato, que nas enchentes costuma estar presente nas águas sujas. A taxa de mortalidade em pessoas contaminadas com a leptospirose chega a 20% dos casos.
A forma mais comum de contaminação é através da ingestão de água das enchentes ou o contato das mucosas com essa água. Pessoas que não tiveram um contato direto com a enchente também podem ser prejudicadas, através do contato com alimentos e reservatórios que receberam essa água contaminada.
Os alimentos que tiveram contato com água da enchente devem ser descartados – nem pense em consumi-los. Se embalagens lacradas e fechadas a vácuo entraram em contato com a água da enchente, devem ser esterilizadas em uma solução de duas colheres de hipoclorito de sódio para um litro de água.
Outro cuidado a ser tomado durante as enchentes é com os animais peçonhentos que costumam invadir as casas após acidentes, principalmente em casas que ficam próximas a matagais e barrancos. Fique atentos a buracos, frestas, rachaduras ou qualquer lugar que acomode insetos.
Após o susto, higienize bem a caixa d’água e durante toda a ocorrência, mantenha mãos e punhos sempre higienizados com álcool a 70%. Em casos de enchente, prevenção nunca é demais. Principalmente com a água e sua manutenção.