A reciclagem traz grandes vantagens para o meio ambiente e para as pessoas, tanto no âmbito social, quanto econômico. O Brasil, por exemplo, poderia economizar cerca de R$ 8 bilhões ao ano caso reciclasse todos os resíduos possíveis, que são hoje encaminhados para lixões, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Confira a seguir mais exemplos de como país economizaria dinheiro e ainda preservaria recursos naturais com a reciclagem:
Volume de lixo
Você sabia que a prática da reciclagem diminui o volume de lixo jogado nos lixões em São Paulo? Além de aumentar a vida útil dos aterros, reciclar também diminui a quantidade de gases nocivos emitidos em nossa atmosfera.
Preservação de recursos naturais
A cada mil quilos de papel reciclado, 22 árvores deixam de ser cortadas. Graças a isso, nosso ar fica mais puro e nosso meio ambiente preservado! Além disso, economizamos água, já que a produção de reciclado utiliza de 50 a 200 vezes menos água do que na produção de papel novo. Com essa quantidade de água, conseguiríamos suprir as necessidades diárias de mil pessoas!
A cada mil quilos de alumínio reciclado, 5 mil quilos de bauxita são salvos da extração. Com isso, a energia elétrica utilizada no refinamento da bauxita também é economizada.
A reciclagem do plástico preserva fontes não-renováveis, como o petróleo, além da redução do consumo de energia elétrica utilizada no processo de produção deste material.
Benefício Social
A reciclagem, além de deixar a cidade mais limpa, preservar o meio ambiente e trazer benefícios para a economia do país, gera empregos para a população. A média é que a cada mil toneladas de lixo reciclado, cinco empregos são gerados.