Pombo Belga e Romano
Assim como qualquer tipo de animal, pombos também possuem dominações diferentes, como subtipos ou raças. Os mais famosos, é claro, são os pombos romanos. Levam este nome os pombos comuns, que são vistos com facilidade em qualquer centro urbano brasileiro.
É uma raça de pombos bastante rústica, sendo a mais conhecida e a mais populosa do mundo. Estes animais pesam entre um quilo e um quilo e meio, medindo, em média, cinquenta centímetros. Algumas vezes, chegam a ter um metro entre as extremidades de suas asas.
Não é um animal que se reproduz em uma velocidade tão alta, se comparado a outras aves: em um ano um casal dá a luz, em média, a uma dúzia de filhotes. Estes pombos possuem diversas cores em seu corpo, sendo que as mais comuns são os tons de cinza esverdeados.
E os pombos belgas, você conhece?
Certamente, você já deve ter ouvido falar nessa espécie de pombo! São os famosos pombos-correios, aqueles que víamos quando íamos ao circo na infância. Seu sentido de orientação é claramente superior ao de qualquer ave, tanto que era utilizado como entregador de mensagens no passado.
É um animal mais robusto, por isso consegue percorrer grandes distâncias em um dia, voando a noventa quilômetros por hora, uma velocidade bastante alta, sem se cansar como o pombo comum. Também são mais leves, o que auxilia em todo este processo: os pombos dessa raça não pesam mais do que seiscentos gramas.
Apesar de ambos serem animais parecidos, essas duas raças são bastante diferentes, tanto em aparência, quanto em comportamento. Para efeito de comparação, pense nos cachorros: um cão da raça poodle se comporta de maneira totalmente diferente de um pitbull ou um labrador, ainda que em sua essência possuam características similares. Isso porque são animais de origens diferentes que, por viverem em locais diferentes, precisaram desenvolver diversos tipos de habilidades distintas.