Onde vivem as borboletas?
As borboletas são insetos pertencentes à ordem Lepidóptera e classificadas nas superfamílias Papilionoidea e Hesperioidea, constituintes do grupo informal “Rhopalocera”.
As borboletas podem ser consideradas como insetos de porte relativamente grande. Seu deliciado corpo compreende ainda seis patas e duas antenas.
Devido à grande variedade de cores e formas presentes em suas asas, o termo “Borboleta” deriva de “belbellita”, que, por sua vez, provém de “belo”.
As borboletas, com exceção dos desertos áridos e da Antártida, são facilmente encontradas por quase todo o planeta Terra.
Outra característica desses belos animais são seus hábitos de vida diurnos, o que faz com que possamos apreciá-las diariamente em diversas regiões.
Por serem animais de sangue frio, o clima quente da região dos trópicos (região entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio) é o local onde são encontradas a maioria das espécies de borboletas.
Outro fator predominante para a existência de borboletas é a sua alimentação que, via de regra, irão escolher viver em locais onde a oferta de alimentos é mais abundante.
Além disso, lugares que contenham poluição excessiva dificilmente serão habitats para esses animais, visto que são extremamente sensíveis.
É por essa razão que as borboletas funcionam como termômetros ambientais de uma região, pois, a sua inexistência em um determinado local pressupõe um desequilíbrio ambiental ou uma poluição latente.
No Brasil existe uma grande diversidade de borboletas, sendo o país considerado o quarto lugar do mundo em abundância de espécies, com cerca de 5.000 cadastradas.
Por outro lado, devido ao grande processo de urbanização pelo qual passa o Brasil, cerca de 80 espécies de borboletas nativas do país estão listadas como animais em perigo de extinção.