O que são pragas urbanas?
O que mosquitos, baratas, ratos, pombos, pulgas, carrapatos e cupins têm em comum? Se você respondeu que todos eles são considerados pragas urbanas, acertou. Este conceito engloba qualquer espécie de inseto ou animal, que infeste regiões habitadas por seres humanos, provocando doenças ou problemas graves.
Os ratos, por exemplo, transmitem leptospirose e diversas outras doenças, através do contato. Já as baratas e formigas carregam muitas bactérias em suas patas. Quando entram em contato com nossos alimentos, podem nos transmitir doenças sérias. Mosquitos podem ser paradeiros de doenças, como a dengue; cupins acabam com nossos móveis e alvenarias; carrapatos passam doenças que podem ser fatais aos seres humanos e aos animais de estimação.
Todos eles, de alguma forma, desequilibram a vida dos seres humanos. É por isso que existem as dedetizadoras e diversos programas de combate às pragas.
Como acabar com uma infestação?
Primeiramente, será preciso saber qual é a praga que migrou para sua casa. Então, começa uma investigação sobre os motivos dessa migração. Pode ser um desequilíbrio no habitat natural dessa praga ou até uma grande oferta de alimentos para ela em sua casa.
Vamos pegar um exemplo simples, uma infestação de ratos em uma fazenda. É obvio que, no mato, os ratos sempre estiveram presentes. Mas de uma hora para outra, eles começaram a se multiplicar bastante, a devastar a colheita e a entrar em casa. Por que? Um dos motivos pode ser a eliminação dos predadores naturais desses animais, como gaviões e cobras. Outro motivo pode ser a oferta de alimentos dentro de sua casa, como ração de cachorros exposta o dia inteiro ou lixo mal embalado.
Então, para solucionar o problema, será preciso devolver o equilíbrio ao meio ambiente ou diminuir a oferta de alimentos, recolhendo a ração dos cachorros e embalando o lixo corretamente. Ainda assim, pode ser necessário utilizar técnicas mais agressivas, como iscas e ratoeiras. Para tanto, o indicado é que você contrate uma dedetizadora, que agirá na raiz do problema.
O mesmo vale para as outras pragas.