O que os pombos comem?
Pombos são animais gordinhos com as pernas curtas, pescoço fino e cabeça pequena, cujo voo é bastante rápido, também por conta de suas penas que são mais finas que as penas das aves de maneira geral.
Pombos são animais com diversas espécies distintas – hoje são mais de trezentas registradas. Estas diversas espécies estão espalhadas pelo mundo todo, exceto em regiões extremamente frias, assim como a maioria das aves, já que estes animais não suportam o frio – tanto que diversas espécies migram no inverno para locais mais quentes, como sempre vimos nos desenhos infantis.
Por estarem presentes em tantos ecossistemas distintos, pombos possuem diversos hábitos de sobrevivência muito diferentes uns dos outros. Dessa forma, todos os aspectos da vida destes animais variam muito e, por vezes, é totalmente diferente dependendo da localização dos mesmos.
Uma das características que mais se modifica, dependendo do local onde o pombo vive é a alimentação dele.
Pombos selvagens
Quando vivem na natureza – o que, inclusive, é o mais correto – estes animais se alimentam de diversos frutos, grãos, vários tipos de sementes, e nozes. Eles saem para comer, ingerindo a quantidade ideal, necessária para sua sobrevivência, sem interferência humana.
Pombos da cidade
Já nos grandes centros urbanos, o acesso a este tipo de alimento é consideravelmente mais difícil, fazendo com que se alimentem principalmente de lixo, restos de alimentos humanos, como farelos de pão, e, finalmente, insetos e pequenos animais.
Isso faz com que os pombos contraiam e transmitam diversas doenças, principalmente por conta do lixo que ingerem. Por isso, é importante evitar dar alimentos a estes animais.
Pombos caseiros
Quando são criados em viveiros ou como animais de estimação, os pombos costumam comer frutas, ração e pães. É importante, nesses casos, consultar sempre um médico veterinário, para manter a saúde dos animais em dia.