Ter uma casa bonita, aconchegante, confortável, econômica e que contribua com a preservação do meio ambiente é o projeto de vida de muita gente. Felizmente, esse já é um sonho possível. Existem diversas formas de fazer isso. Um exemplo simples é a implantação de sistemas de reaproveitamento de água e energia solar. Outra técnica, bem menos divulgada, mas que também ajuda a casa a ficar mais sustentável é o chamado telhado verde.
O telhado verde requer uma técnica de arquitetura para ser implantado e permite que, no lugar dos telhados tradicionais, se tenha uma vegetação. Ele pode ser inserido sobre casas e edifícios, para isso, porém, é preciso utilizar um impermeabilizante, depois colocar a terra e a vegetação desejada.
A cobertura da casa, além de ficar mais bonita, pode trazer benefícios, como diminuir a temperatura de dentro de casa em até 3 graus, manter a umidade do ar ao redor do local e purificar o ar. O barulho externo também é reduzido, devido à cobertura natural.
Mais vantagens do telhado verde
O telhado verde permite melhor absorção da água da chuva. Por isso, quando combinado com outros sistemas de coleta de água, colabora para a reutilização da água da chuva.
Ele permite também que se crie uma área de lazer e descanso, principalmente para quem não tem muito espaço para jardins e área de lazer. Dessa forma, é possível aproveitar melhor o espaço, além de tornar o ambiente mais agradável e bonito. Nele, também é possível realizar a plantação de pequenas hortas e flores.
Em diversos locais do mundo, essa técnica já está sendo adotada e incentivada pelos governos, que oferecem abatimentos de impostos. Mas os principais motivos pelos quais os telhados verdes estão se espalhando rapidamente em projetos arquitetônicos é pela ideia sustentável e estética, itens que valorizam ainda mais os imóveis modernos.