A limpeza urbana não está apenas associada à varrição de ruas, mas também a toda a manutenção da limpeza pública, em geral, como de parques e praças, capinação de ruas, podas de árvores e limpeza de bueiros também estão inclusas nos serviços.
A prefeitura de cada cidade é responsável pela limpeza urbana, abrangendo os seguintes itens: coleta de resíduos sólidos e recicláveis, coleta de resíduos hospitalares, varrição manual de ruas, raspagem de sarjetas, manutenção de meio fio, varrição mecânica e limpeza de feiras livres. Em cidades litorâneas, a responsabilidade de limpeza e manutenção das areias e praias também é das prefeituras.
No Rio de Janeiro, a empresa responsável pela limpeza é a Comlurb, que deve organizar e zelar pelo bom funcionamento do serviço municipal de coleta, limpeza da areia e das praias, túneis, parques e todos os lugares públicos da cidade, até mesmo hospitais.
Já na capital paulista, há uma secretaria especifica para a limpeza da cidade, a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), que além dos serviços básicos de limpeza de vias públicas, também administra ecopontos, coleta seletiva e entulhos.
Além disso, as prefeituras têm que dar uma destinação correta para as toneladas de lixo coletados diariamente e também fazer a manutenção dos sistemas de saneamento básico, incluindo água e esgoto.
Faça a sua parte!
A população também tem um papel importante na hora de garantir a limpeza da própria cidade. Pequenas atitudes como evitar jogar lixo no chão, não deixar entulhos e nem móveis abandonados e separar lixo orgânico do reciclável podem facilitar muito a manutenção da limpeza das ruas, bairros e cidades.
Atitudes cidadãs também evitam possíveis inundações e alagamentos, ocasionados por entupimento de bueiros.