O problema da coleta de lixo urbano

O problema da coleta de lixo urbanoA coleta de lixo urbano enfrenta muitos problemas no Brasil. O primeiro motivo para isso acontecer é o incorreto descarte do lixo feito pela população, que muitas vezes, em vez de embalar seu lixo e colocar na rua nos horários determinados pela prefeitura, acaba descartando em caçambas, não embalando corretamente e jogando nas ruas, junto com entulho, abandonando em terrenos baldios e, muitas vezes também, jogando em rios e lagos. O segundo motivo está no destino dado a este lixo. Vamos por partes:

Cada brasileiro produz cerca de 1 kg de lixo por dia. A coleta de lixo urbano, embora não funcione perfeitamente, se encarrega de coletar 188,8 toneladas diárias de lixo. Só que, em 50,8% dos municípios brasileiros, o destino dado a este lixo ainda é inadequado, vai tudo para os lixões; 27,7% dos municípios acabam destinando seu lixo para aterros sanitários e apenas 22,5% deposita seu lixo em aterros controlados.

Apenas as regiões Sul e Sudeste possuem trabalho forte quando o assunto é coleta seletiva. Ainda assim, não são todos os municípios que fazem essa coleta. No Sul, 46% deles já fazem. No Sudeste, apenas 32,4%.

Como melhorar a situação?

O problema da coleta de lixo urbanoParece difícil achar a solução para um problema de tamanhas proporções. Porém, é possível melhorar o problema do lixo, aos poucos, com alguns passos:

  • Campanhas de conscientização da população sobre o problema do lixo; conscientização também sobre o correto descarte e a coleta seletiva;
  • Disponibilização de áreas para que a população descarte entulho e objetos que não quer mais;
  • Disponibilização de lixeiras de coleta seletiva nas ruas ou em centros específicos, para que a população separe o lixo em casa e descarte corretamente;
  • Disponibilização também de caminhões para coleta de lixo reciclável;
  • Introdução de disciplina sobre problemas ambientais em escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio;
  • Abordagem do tema em novelas e programas de canais abertos.
Link para entrar em contato