O ciclo de vida das borboletas

BorboletaAs borboletas, até chegarem à vida adulta, passam por uma série de transformações incríveis que representam um verdadeiro milagre da natureza. Tanto é verdade que esses animais são sinônimos de transformação, recomeço e renascimento em muitas culturas pelo mundo afora.

O ciclo de vida das borboletas compreende uma grande metamorfose, na qual quatro etapas bastante distintas entre si acontecem sequencialmente:

1ª fase: fase pré-larval ou ovo.

2ª fase: fase lagarta

3ª fase: desenvolvimento dentro da crisálida ou pupa

4ª fase: fase adulta ou imago.

Ciclo de vida das borboletas

Logo após o acasalamento a borboleta fêmea parte à procura de plantas que concentrem as condições necessárias para a alimentação das larvas. Após escolher a planta, a borboleta faz então o depósito dos ovos em cima das folhas. Após eclodirem dos ovos, as lagartas passam a alimentar-se, primeiramente, da casca do próprio ovo. Em seguida, alimentam-se vorazmente das partes verdes da planta, pois precisam armazenar bastante energia para o período de hibernação que vem a seguir.

larvaCasulo

Quando finalmente param de comer, as larvas constroem em torno de si um casulo, sendo essa a fase chamada de pupa. Dentro do casulo a metamorfose finalmente se completa, e, quando a borboleta está pronta, o casulo então eclode. Após sair do casulo, agora como uma borboleta adulta, ela estará apta a voar, polinizar, acasalar e dar início a um novo ciclo de vida.

Em geral, o tempo de vida de uma borboleta adulta não ultrapassa mais que algumas semanas, sendo que, em raríssimos casos, algumas espécies chegam a viver por não mais que alguns meses.

Link para entrar em contato