Morcegos nectarívoros: o que eles comem?
É de conhecimento geral que o Brasil é um dos países cuja flora e fauna são as mais desenvolvidas em todo o mundo. Com isso, são inúmeras as espécies de animais que vivem em diversos tipos de solos e climas em todo o território nacional. É o caso, inclusive, dos morcegos. Estes animais, que são bastante temidos e até abominados por alguns, estão presentes no Brasil em enorme quantidade de animais e de espécies diferentes.
Os principais fatores diferenciadores das várias espécies de morcegos são seus tamanhos e sua alimentação.
Existem morcegos que se alimentam de frutas, outros que se alimentam de insetos e, ainda que muito raros, há também aqueles que se alimentam do sangue de pequenos animais. Todos estes possuem sua importância nos ecossistemas dos quais fazem parte, como qualquer outro animal. Afinal, conforme um animal se alimenta de outro, acontece um “controle de pragas natural” na natureza.
O morcego nectarívoro
Também conhecido como morcego polinívoro, esta espécie merece destaque especial. Estes animais, assim como as aves beija-flores, se alimentam de ambos o pólen e o néctar das flores. Resultado: ajudam a polinizar diversas espécies, contribuindo para o nascimento de novas sementes e árvores no meio ambiente.
São um pouco mais restritos, porém, do que os beija-flores, buscando alimentação normalmente nas flores de maracujá e de ipê.
Estes morcegos têm um paladar tão próximo aos das aves já mencionadas, que inclusive, já foram vistos bebericando a água inserida naqueles bebedouros para pássaros que ficam pendurados em jardins…
E é por isso que os morcegos nectarívoros acabam ganhando uma grande importância para a natureza.