Minhocas vermelhas e minhocas africanas
A minhoca é um verme da ordem dos anelídeos, com mais de 2.000 espécies espalhadas por todo o mundo. Elas são animais hermafroditas e quando encontradas na natureza se alimentam de praticamente de tudo. Outra característica desses animais é a sua relação de espaço, pois, quando mantidas em espaços pequenos, sem alimentação e água, as minhocas acabam cometendo suicídio coletivo, enovelando-se umas nas outras.
Minhoca Vermelha
A Lumbricus rubellus ou minhoca vermelha da Califórnia é a mais criada em países como Estados Unidos e Brasil, e é considerada a melhor minhoca para criação comercial, representando em torno de 90% de todo o comércio especializado dos Estados Unidos.
Devido às suas características específicas como a calma, a resistência, a movimentação lenta e o hábito de não se aprofundar muito na terra, estando em liberdade ou mesmo em canteiro, a minhoca vermelha se espalhou por quase todo o mundo, adaptando-se muito bem em praticamente todas as regiões.
Com relação à produtividade, a minhoca vermelha se destaca, com elevado potencial na “fabricação” de húmus e elevada capacidade de reprodução, o que a eleva à posição de minhoca preferida pelos criadores, tanto para as criações comerciais quanto para minhocários.
Minhoca Africana
A Eudrilus eugeniae, ou minhoca africana, ou ainda minhoca gigante africana, é uma espécie bastante exótica, cujo comprimento médio é de cerca de 10 centímetros, podendo chegar até impressionantes 22 centímetros.
Por ser inquieta, aromática e apresentar cores vibrantes ao longo do dorso, a minhoca africana é utilizada em larga escala como isca para pesca, pois é facilmente percebida pelos peixes, embora também seja usada para a alimentação animal ou mesmo como matriz reprodutora.
Todavia, alguns criadores têm se queixado muito das minhocas africanas por sua atitude “rebelde”, visto que fogem com frequência dos canteiros.