Minhocas Gigantes
O minhocuçu, também conhecido como minhoca gigante, pode ser maior que meio metro de comprimento, com dois centímetros de diâmetro (largura).
É bastante comum no Brasil, mas compete com outras minhocas gigantes, ainda maiores, que vivem na Austrália e medem mais de dois metros de comprimento com dois e meio de diâmetro.
Mesmo com o grande tamanho, estas minhocas são inofensivas, mas quem não conhece sobre elas acredita que podem fazer algum mal, visto que se parecem até mesmo com algumas cobras.
Assim como as demais minhocas, os minhocuçus se alimentam de restos orgânicos e não de plantas vivas.
Benefícios e utilização das minhocas gigantes
Pelo tamanho, as minhocas gigantes servem como isca de peixes auxiliando na pesca de diversos caçadores, pois rendem mais que as minhocas comuns, além de servirem para a captura de peixes maiores. Devido a isso, os pescadores sempre estão em busca desta atrativa isca.
Além disso, o beneficio de adubação com essa espécie é ainda maior, visto que podem adubar mais que as minhocas de tamanho normal, melhorando ainda mais o solo.
Prejuízos das minhocas gigantes ao meio ambiente
O maior prejuízo das minhocas gigantes para o meio ambiente está no uso indevido do animal pelos seres humanos, pois mesmo o comércio sendo ilegal, diversas propriedades são invadidas durante a estação seca para a coleta dos minhocuçus.
Neste tipo de comércio, uma dúzia de minhocas gigantes chega a custar R$ 20,00, o que tornar a atividade bastante lucrativa para os extratores.
Desta forma, os extratores agridem o solo e podem até destruir plantações para conseguir o maior número de minhocas gigantes.
Alguns projetos já estão sendo realizados para evitar o comércio ilegal e garantir que estas espécies sejam preservadas, pois as minhocas gigantes podem ajudar o meio ambiente e algumas atividades sem que tenham que agredir o meio ambiente.