Anatomia e geometria das abelhas

AbelhaAs abelhas, assim como todos os outros insetos, possuem um esqueleto externo constituído de placas removíveis de quitina, chamado exoesqueleto, cuja função é a sustentação muscular e a proteção dos órgãos internos.

O corpo das abelhas é composto por três partes: A cabeça, o tórax e o abdômen. A cabeça serve de acomodação para o cérebro, que, por sua vez, comporta em torno de 950 mil neurônios. De maneira geral, o cérebro da abelha tem uma fração do tamanho de sua cabeça e a capacidade de executar funções complexas e realizar tarefas bastante difíceis.

Na cabeça da abelha também estão presentes suas antenas sensoriais, que possuem os sentidos da audição, do olfato e do tato. É pelo cheiro que as abelhas podem reconhecer companheiras e detectar inimigos.

Na cabeça da abelha também estão presentes cinco olhos. É por meio do seu complexo sistema de visão que as abelhas conseguem detectar a luz polarizada, por exemplo, invisível aos olhos dos seres humanos.

Assim como a grande maioria dos insetos, as abelhas apresentam aparelhos bucais específicos, usados para ingestão de alimentos e líquidos.

É por meio de um desenvolvido sistema de nervos que o cérebro da abelha se comunica com o restante de seu corpo. As abelhas apresentam ainda dois pares de asas e três pares de pernas conectadas ao tórax.

AbelhaAs asas são extremamente finas e conectadas por ganchos chamados hamuli. Esses ganchos são responsáveis por viabilizar a movimentação simultânea das asas dianteiras e traseiras das abelhas, resultando no vôo.

Todos os órgãos de locomoção de uma abelha estão localizados em seu tórax: seis patas e seus dois pares de asas, além do esôfago e dos espiráculos, órgãos usados na sua respiração.

O abdômen concentra a maior parte dos órgãos de uma abelha, como a vesícula melífera (transformador de néctar em mel), estômago (também conhecido como ventrículo), intestino delgado, glândulas para fabricação de cera (cerígenas), espiráculos, e órgãos exclusivos de zangões, operárias e da rainha.

É na extremidade do abdômen da abelha que está localizada a sua temível arma de defesa: o ferrão.

Link para entrar em contato