Formigas Zumbis
Embora o nome pareça estranho e espante os menos informados, as formigas zumbis apresentam algumas características interessantes e diferentes das demais formigas.
O surgimento de uma formiga zumbi ocorre quando um fungo ataca uma formiga e enche sua cabeça com células fúngicas. A partir daí, consegue comandar todos os seus sentidos, transformando-a em um zumbi, como estes que vemos em filmes. É um processo rápido que pode durar somente alguns dias ou até uma semana.
Estes fungos mais conhecidos são da espécie Ophiocordyceps (mas pesquisas já revelam outras espécies menos comuns) e as formigas contaminadas são da espécie Camponotus leonardi, que vivem nas copas das árvores, mas que podem se infectar ao descer em alguns momentos para procurar alimento.
As formigas infectadas não andam em linha reta e podem morrer a qualquer momento (é o fungo que escolhe até quando deve viver).
Em estudos comprovados, os fungos sugam todo o cálcio das formigas, endurecendo os músculos e afetando o sistema nervoso central, não deixando que abram novamente a boca e controlem nenhum dos seus movimentos, até morrerem em questão de dias, tempo em que o fungo pode crescer para atacar outra formiga.
O prejuízo para o meio ambiente está no fato do desaparecimento destas espécies, que são importantes para o ciclo da cadeia alimentar.
Estudos continuam!
Infelizmente, pouco se sabe sobre a variedade destes fungos e maneiras de parar com esta contaminação de formigas, então as pesquisas continuam sendo realizadas para que sejam descobertas novas informações sobre as formigas zumbis e os impactos que possa ocasionar ao meio ambiente.
Estas formigas já foram encontradas na Tailândia, Indonésia e no estado de Minas Gerais, na Mata Atlântica, entres outros lugares, mas continuam os estudos para ver se há outros locais de formigas zumbis no mundo.