Formigas gigantes
As formigas são insetos pertencentes à família Formicidae e formam o mais numeroso grupo de insetos do mundo, um total de 12.585 espécies catalogadas. Sua primorosa organização social, também chamada de Eusocialidade, é fonte de intensos estudos de pesquisadores, fascinando os humanos ao longo dos tempos.
A espécie Dinoponera gigantea, também conhecida como “falsa-tocandia” é uma espécie de formiga existente somente na América do Sul e é considerada a maior formiga do mundo!
As fêmeas dessa espécie são maiores que os machos, podendo chegar a impressionantes quatro centímetros de comprimento. Sua expectativa de vida também é muito grande, chegando a 14 meses de vida. Elas também são popularmente conhecidas como formigas gigantes e habitam especialmente a região da Amazônia.
As Dinoponera gigantea são formigas carnívoras e seu forte veneno serve para capturar diversas presas que compõe a sua alimentação: insetos, lesmas, pequenos lagartos e até mesmo ratos.
A princípio, o veneno das formigas gigantes não é prejudicial ao homem, exceto em casos de alergias, onde a presença do veneno pode provocar inúmeras complicações, chegando a ser até mesmo letal.
Ao contrário de outras espécies, a Dinoponera gigantea não conta com uma formiga rainha em suas colônias, sendo assim, todos os membros são essencialmente operários que trabalham em prol do desenvolvimento do formigueiro.
Como não tem rainhas, a formiga dominante é escolhida por meio de disputas entre as operárias, porém essas disputas não levam à morte de nenhum membro da colônia. Quando a formiga dominante do formigueiro morre, novas disputas entre as operárias são realizadas para a escolha de uma nova dominante.
Outra característica dessa espécie de formiga é a construção de seus formigueiros que são feitos a partir de longos buracos no solo, chegando a 2 metros de profundidade.