Dedetização ou Detetização ou ainda Desinsetização qual o termo correto?
A palavra “dedetização” tem como origem o veneno DDT, muito utilizado após os anos cinquenta, que agora é proibido por ser muito tóxico e contaminar fortemente o ambiente.
A palavra Detetização é apenas uma variação do termo derivado do veneno diclorodifeniltricloroetano (DDT). Tanto o verbo dedetizar quanto detetizar tem o mesmo significado, aplicar DDT, ou seja veneno para insetos.
Hoje ainda existem novos termos associados às novas formas possíveis de eliminar insetos e outros animais, como desinsetização ou desinfestação com inseticidas. Estes formatos acabam com as pestes apenas com produtos permitidos pela lei. São diversos os tipos de desinsetização, que variam de acordo com os pesticidas, armadilhas e venenos usados, assim como com o objetivo da ação, que pode ser feita para eliminar insetos, ratos, artrópodes, aranhas e até pombos.
O maior risco a ser considerado é a contaminação de pessoas nos locais dedetizados. Em segundo plano, deve-se tomar muito cuidado com a contaminação de outros animais e, é claro, do meio ambiente. Claro que se o processo é feito por profissionais especializados, esse risco chega a zero.
Controle integrado de pragas
Atualmente, o sistema mais eficiente em eliminar pragas sem nenhuma das agressões citadas é o controle integrado de pragas. Isso porque este controle permite atacar apenas um tipo especifico de praga, não a qualquer ser vivo.
O controle integrado tem como objetivo utilizar menos pesticidas, minimizando consideravelmente o risco causado por elas.
Sabia?
As pragas tendem a se acostumar com os venenos usados em desinsetizações, e eventualmente, tornam-se resistentes às mesmas.
Por isso, surgem novas tecnologias todos os dias. Muitas servem apenas para afastar os animais do ambiente e não matá-los. Isso ocorre principalmente entre espécies protegidas, como alguns morcegos e outros animais.
Já com baratas, ratos, cupins e outros insetos, a exterminação mostra-se mais eficiente. Vale lembrar que, essas aplicações precisam ser feitas por especialistas. Caso contrário, podem causar prejuízos aos animais e às pessoas que vivem na casa contaminada. Fique ligado!