Reciclagem de componentes eletrônicosVocê sabe o que é lixo eletrônico e quais são os prejuízos que ele pode causar se não tiver o correto descarte? Vamos lá:

O lixo eletrônico é produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos, como baterias de celulares, monitores, chips, peças de impressoras, televisores, celulares e computadores.

Cerca de 40 milhões de toneladas desse tipo de lixo são produzidas anualmente em todo o planeta. Só no Brasil são descartadas 97 mil toneladas de computadores e 2 mil toneladas de celulares.

Quando esses equipamentos são descartados no solo, em aterros, por exemplo, liberam seus metais e substâncias químicas, do qual são compostos, contaminando o solo e a água, caso atinja lençóis freáticos. Assim, prejudica toda a população que utiliza esse solo e água para se alimentar.

Onde descartar o lixo eletrônico?

Lixo EletrônicoPara evitar problemas ambientais e de saúde da população, é preciso entregar o lixo eletrônico a empresas e coorporativas especializadas na reciclagem.

Algumas leis em projeto, já responsabilizam os fabricantes por esse descarte, o que acabaria facilitando a vida do consumidor, que simplesmente devolveria esses produtos ao fabricante. Este ficaria responsável pela reciclagem dos mesmos. Isso já ocorre com as baterias dos celulares e pilhas.

Ainda está bom para o uso? Doe!

Se o produto ainda funciona, em vez de descartar, você também pode doá-lo a uma instituição de caridade ou a pessoas que farão bom uso do produto. Escolas, bazares e institutos recebem de braços abertos esses equipamentos. Assim, além de ajudar o meio ambiente, você também ajuda as pessoas e a sociedade como um todo.

Sampex Desentupidora

Link para entrar em contato