O pneu foi inventado em 1845 por Charles Goodyear. Em seu estágio inicial a borracha utilizada nos pneus era semelhante a uma goma “grudenta”, muito utilizada para a impermeabilização de tecidos e com alto risco de dissolução quando exposta a temperaturas elevadas.
Com o passar do tempo e a crescente necessidade por segurança e maior qualidade, o desenvolvimento do pneu como um produto seguro passou por vários estágios, incluindo nesse processo a invenção de uma espécie diferente de borracha: a borracha sintética.
A borracha sintética é feita a partir do petróleo e contém características muito semelhantes à borracha natural (que provém da seiva de seringueira), exceto pela resistência inferior ao calor. No Brasil, 70% de toda a borracha fabricada é destinada exclusivamente para a produção de pneus.
O pneu é o principal objeto descartado a partir da borracha. Sua composição é de 30% borracha sintética, 10% de borracha natural e os outros 60% de aço e tecidos de lona.
Diariamente 2 milhões de pneus novos são fabricados, somando um total de 730 milhões de pneus produzidos ao ano em todo o mundo. Já o descarte desse produto também tem números impressionantes, são 800 milhões de pneus descartados anualmente mundo a fora, sendo que, só no Brasil, 17 milhões de pneus são descartados por ano.
A reciclagem de pneus e da borracha é uma atividade de primordial importância para o meio ambiente, uma vez que não se sabe até hoje exatamente quanto tempo os pneus demoram para se decompor na natureza.
Existem muitos métodos de reciclagem de pneus aplicados em todo o mundo, todavia destaca-se o método em que se separa a borracha dos demais itens por meio de cortes. Em seguida, o processo de purificação em peneiras é realizado. As lascas resultantes são moídas e colocadas em processo de digestão em vapor d’ água, juntamente com produtos químicos capazes de desvulcanizar a borracha.
Comparadas à borracha original, a borracha reciclada apresenta algumas características inferiores e seu uso destina-se a outros fins, como para coberturas de áreas de lazer, quadras poliesportivas, matérias de limpeza, tapetes de automóveis, colas, câmaras de ar, solados de calçados , móveis, dentre outros.
Outra forma de contribuição para com o meio ambiente é a recauchutagem do pneu, processo no qual são acrescentadas novas camadas de borracha ao pneu desgastado e careca, o que aumenta em cerca de 40% a sua vida útil.