como reciclar papelão?O crescimento sustentável do planeta e da economia está atrelado à qualidade de vida e ao futuro da natureza e dos seres vivos. A reciclagem de resíduos, como papel e papelão, é importante para que haja menos desmatamento e o aproveitamento destes materiais na fabricação de novos itens.

De modo geral, os papéis são feitos a partir de fibras retiradas das árvores, conhecidas como celulose. Após alguns processos químicos e mecânicos, os fabricantes conseguem extrair este recurso natural, que será usado como matéria-prima.

Dados estimam que 85% dos produtos vendidos no mundo são embalados em papelão. Isso fica visível na compra de eletrodomésticos, eletrônicos, alimentos congelados e até roupas.

Uma das grandes vantagens ambientais na reciclagem de papelão está no consumo de água. Para fabricar mil quilos de papel reciclado, são utilizados cerca de 2 mil litros de água. Quantidade baixa, se pensarmos que para produzir a mesma quantidade de papel novo, os produtores usam 10 mil litros.

Como é a reciclagem de papel e papelão?

 

papelãoDurante a reciclagem de papel e papelão, eles são triturados e misturados com uma grande quantidade de água para que formem uma massa, que depois passará por um processo de centrifugação, responsável pela eliminação de impurezas como pregos, cola, areia e entre outras.

Em seguida, a massa ganha aditivos químicos, como o amido de mandioca para ficar mais incorporada. Um processo chamado alvajamento químico também é importante para tirar possíveis colorações. Outros processos são feitos logo depois para acertar a gramatura do papel e a qualidade.

A maioria dos tipos de papéis é reciclável, como os de jornal, revistas, folhas sulfite, papelão, cartões e impressos em geral. Embalagens do tipo “longa vida” também são aproveitáveis, principalmente para a produção de papel-toalha. Uma pequena parte, porém, não é reciclável, como etiquetas adesivas, papel carbono e papel de bala.

Link para entrar em contato