Reciclar resíduos é importante para que os recursos naturais não se esgotem, para que tenhamos sempre a oportunidade de interagir com a natureza. Muitos dos recursos utilizados por empresas e indústrias são naturais e escassos, como a madeira e o petróleo, que existem em quantidades limitadas. O conceito de reciclagem pode se basear em um tripé de três “R”: reutilização, reciclagem e redução.
Os principais materiais conhecidos pela reciclagem são o alumínio e o plástico. Utilizados como matéria-prima de embalagens de refrigerante, estimasse que o Brasil recicle cerca de 98% das latinhas consumidas. Isso gera um barateamento do produto, emprego para os catadores e cooperativas, além da preservação do meio ambiente.
Madeira é reciclável, sim!
Assim como as latinhas, a madeira é um produto 100% reciclável. Diferentes fontes do material podem colaborar com a reciclagem, desde galhos e troncos de árvores até caixas, móveis e ripas usadas na construção civil.
Antes de destinar a madeira para a reciclagem é preciso avaliar o que ainda pode ser feito com a peça deste material. Se for um móvel antigo, uma mão de tinta e alguns toques podem transformar o item e deixá-lo pronto para a reutilização.
Na reciclagem de fato, a madeira passa por trituradores que a picam em pequenos pedaços, que viram serragem. A partir dela, são construídas placas em MDF (placa de fibra de média densidade), um compensado de madeira muito utilizado para confecção de móveis de baixo custo. Existem ainda outros usos da madeira reciclável, como a fabricação de papel, brinquedos, itens para decoração doméstica, entre outros. Estamos falando de uma infinidade de artigos sustentáveis!
Reduza o volume de lixo!
Reciclar madeira também é importante para reduzir o volume de lixo nos aterros sanitários e lixões. Uma peça de madeira pintada pode levar até 15 anos para se decompor no meio ambiente. O processo de reutilização e reciclagem do produto orgânico garante que menos árvores sejam cortadas para a confecção dos mesmos materiais.