Como reciclar lixo eletrônico? O e-lixo e sua reciclagem
O enorme avanço tecnológico contemporâneo promove em todo o mundo uma oferta muito grande de produtos eletrônicos cada vez mais modernos e sofisticados, é por isso que estamos sempre nos adaptando ao mercado e suas exigências e, consequentemente, adquirindo cada vez mais produtos em um período menor de tempo.
Os lixos eletrônicos, também conhecidos como resíduos eletrônicos ou e-lixo, nada mais são do que artigos e produtos eletrônicos e isso inclui também os produtos elétricos de casa, como geladeiras, microondas, rádios, etc.
O que pode ser chamado de lixo eletrônico?
- Informática e comunicações (telefones, fax, monitores, computadores, impressoras, etc);
- Eletrônica de entretenimento (televisores, aparelhos de som, leitores de CD etc);
- Equipamentos de vigilância e monitoramento.
Estes tipos de equipamentos contêm em parte de sua composição algumas substâncias nocivas que quando descartadas da maneira incorreta e em locais inapropriados, como lixões e perto de lençóis freáticos, tornam-se problemas ambientais ainda maiores.
No Brasil, a grande maioria dos produtos ainda não dispõe de leis definitivas para reciclagem, apenas normas de descarte específicas para alguns produtos, como por exemplo, pilhas e baterias, que são descartadas em locais de coleta e recebidas pelo fabricante.
Devido à falta de informação e conscientização da nossa população, resíduos tóxicos presentes em aparelhos como monitores e televisores são vendidos como sendo sucatas e o que não é reaproveitado acaba parando em aterros sanitários e lixões. Essa é a realidade brasileira, infelizmente bem diferente da realidade européia, onde tudo o que for produzido deve ser destinado corretamente pelo fabricante.
Todavia, atualmente diversas iniciativas de empresas públicas e privadas, associações e ONG’s tem se espalhado por todo o país, promovendo a instalação de pontos de coleta de lixo eletrônico em vários locais para recepcionar material e conscientizar a população.
Essa, com certeza, é a melhor maneira de se fazer o descarte correto do lixo eletrônico. Informe-se sobre os pontos de coleta mais próximos, faça o descarte corretamente e ajude a preservar o meio ambiente.