como reciclar lâmpadas fluorescentes?Já falamos diversas vezes neste blog sobre a importância de reciclar materiais como papel, madeira, garrafas PET, latas de alumínio, entre outros. As lâmpadas fluorescentes também podem – e devem – ser recicladas. Elas são muito utilizadas atualmente, principalmente por clarearem mais os ambientes utilizando menos energia que as incandescentes.

A principal diferença entre as fluorescentes e as lâmpadas incandescentes está na composição delas. Nas lâmpadas mais antigas, há um filete de tungstênio responsável por criar calor e, consequentemente, luz. Já os modelos mais modernos de lâmpada funcionam a base de reações físico-químicas com metais pesados, por causa disso, não devem ser descartadas no lixo comum. Uma lâmpada fluorescente contém vapor de mercúrio e argônio, que se despejados no meio ambiente podem poluir rios, lençóis freáticos, plantações e ser nocivo à saúde humana.

Cuidado com o descarte

O principal item poluente e nocivo à saúde é o mercúrio que pode contaminar águas, plantas, terrenos. Ele é um material reciclável e se em contato com o humano, pode até provocar doenças gravíssimas, como câncer.

Recicle!

EcopontoApesar da sua periculosidade para a saúde do ser humano, a lâmpada fluorescente é um material 100% reciclável. O processo é trabalhoso, mas garante um ótimo reaproveitamento de material e é útil para manter o padrão ecológico.  Alguns locais, inclusive, pagam um valor para aqueles que trazem o material para a reciclagem, por isso é importante procurar por ecopontos municipais.

O processo de reciclagem de lâmpadas fluorescentes é realizado da seguinte maneira:

  • Os soquetes de alumínio, que ficam nas extremidades, são separados da parte de vidro das lâmpadas e encaminhados para uma reciclagem específica;
  • Destinado à moagem, o vidro é aspirado para que se separe do vapor de mercúrio, altamente perigoso para a saúde;
  • Depois desse processo, uma torneira atrelada à máquina de moagem, consegue separar o mercúrio para os operadores. Esse metal pode ser reaproveitado em outros setores, como em empresas de produtos odontológicos;
  • O vidro moído também pode ser utilizado para fabricação de outros produtos, como pastilhas para a construção civil.
Link para entrar em contato