Como os pombos se orientam?
Os pombos realmente ganharam a antipatia de quem mora em grandes centros urbanos por poluírem a cidade e transmitirem doenças. Ainda assim, estes animais devem ser reconhecidos por sua facilidade de se localizarem.
São aves que conseguem se orientar com facilidade muito superior à de outros animais. Isso porque, enquanto voam, são guiados pelo campo magnético do planeta Terra. Algumas outras aves se orientam dessa maneira… Até pouco tempo atrás, a ciência tinha dúvidas se este era o caso dos pombos também. Hoje, sabemos que sim.
Apesar disso, ninguém sabe como isso é conseguido. Mesmo assim, os pombos são reconhecidos como verdadeiros GPS. Voam quilômetros por dia, em todas as direções, e ainda assim, conseguem se localizar e voltar para seus ninhos sem se perderem. Para tanto, eles utilizam ainda seu olfato e visão.
Mais um fato curioso
Os pombos também possuem macrófagos não apenas em seus bicos, mas por todo o corpo. Mas, afinal, o que são esses macrófagos?
São células brancas presentes na corrente sanguínea desses animais. Elas possuem a finalidade de “reciclar” o ferro presente nos glóbulos vermelhos deles. Por isso, acabam sendo de suma importância para proteger o corpo desses animais de doenças (patogênicos). Isso é válido porque os pombos fuçam em lixo à procura de alimentos e, certamente, têm contato diário com muitas bactérias. Esse foi um meio natural que a espécie encontrou para sobreviver e tornar a espécie cada vez mais forte, até mesmo em cidades sujas e poluídas, como São Paulo, Rio de Janeiro e outras grandes capitais.
Pragas urbanas?
Ainda que a importância da espécie seja reconhecida, ela continua na lista das pragas urbanas que mais incomodam o homem, porque passam doenças e sujam as ruas, monumentos e estátuas, que deveriam embelezar as ruas das metrópoles. Por isso, para o controle dos pombos, conte sempre com dedetizadoras especializadas!