Como lidar com os pombos urbanos
Pombos estão cada vez mais presentes nos grandes centros urbanos. Estas aves são extremamente sujas e muitas vezes transmitem doenças, ficando conhecidas popularmente por “ratos com asas”.
Apesar disso, são bastante importantes na natureza e, como todo animal, tem papel fundamental para equilibrar o ecossistema. Isso porque os pombos se alimentam de insetos e frutos. Dessa maneira, ajudam a controlar a população de insetos, que cresce exponencialmente. Ainda, ao defecarem, espalham as sementes dos frutos, fazendo com que novas plantas e árvores nasçam na natureza.
Não alimente os pombos!
Quando os pombos são alimentados por humanos, que frequentemente jogam restos de pão ou outros tipos de alimento, estes animais deixam de buscar alimento na natureza, impactando negativamente o ecossistema.
Por que pombos são considerados pragas urbanas?
Nas cidades onde vivem, os pombos causam diversos problemas: suas fezes entopem calhas, estragam monumentos (corroem) e transmitem doenças. Além disso, os restos de comidas, que foram jogados para os pombos, atraem outros animais, como ratos e baratas, enquanto suas fezes chamam a atenção de moscas.
Como controlar essa população?
A primeira regra para acabar com estes animais então é educar as pessoas para que não joguem alimentos para eles. E, é claro, não se deve deixar nenhum tipo de alimento (assim como nenhum resto) exposto no lixo.
Procure usar objetos pontudos nos telhados e nas calhas para evitar que as pombas pousem e, principalmente, que criem ninhos nas casas. Há também diversas marcas de gel repelente de pombos que evitam este problema, e para este fim pode-se usar também produtos com aromas fortes, como naftalina.
Objetos brilhantes também assustam pombos, fazendo com que evitem telhados. Finalmente, há um produto norte-americano criado para evitar a reprodução dos pombos, chamado Ornitrol, que é um milho com um esterilizante químico, impedindo a formação da gema do ovo.
Todas estas ideias podem ser usadas para afastar os pombos das cidades, mas lembre-se: se feitas por pessoas sem experiência, podem acabar causando impacto em todos os pássaros que vivam no local.